Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

West

Heróis de Culto

Francisco Chaveiro Reis
26
Jun22

 

É tentador atribuir a fama de Taribo West à sua excentricidade, manifestada sobretudo nos seus dois totós, muitas vezes coloridos. Mas, o central nigeriano foi bem mais do que isso, tendo jogado ao mais alto nível por vários anos. West, hoje com 48 anos, deu nas vistas no seu país, com a camisola do Julius Berger, mudando-se para o Auxerre em 1993.

Ao serviço do mítico Guy Roux (treinou o Auxerre de 1963 a 2005), West fez apenas um jogo na estreia (vitória na Taça de França para o clube) mas em 1994-1995 esteve em destaque, jogando 28 vezes. Na época seguinte, fez os mesmos 28 jogos (1 golo) e ajudou o Auxerre a ser campeão e a vence a Taça de França. Eram os dias de Charbonnier, Goma, Silvestre (primo de Mikael, que jogaria no United), Martins, Lamouchi, Laslandes ou Guivarc’h. Já com a estreia na Liga dos Campeões (eliminação nos quartos aos pés do Dortmund, que seria o vencedor final) e com a vitória na supertaça francesa, West mudar-se-ia para Milão.

Com a camisola do Inter terá tido os dois melhores anos da carreira e aqueles pelos quais se tornou mundialmente conhecido. West fez dupla com Bergomi, numa equipa que tinha ainda Pagliuca, Zanetti, Simeone, Djorkaeff, Moriero, Zamorano e, claro, Ronaldo Fenómeno. Não foi campeão, mas venceu a Taça UEFA (3-0 à Lázio) na sua melhor época de sempre, com 34 jogos e 2 golos. Na segunda época, faria mais 31 jogos, encerrando o ciclo (jogaria com Mikael Silvestre, primo do seu colega no Auxerre). Aos 25 anos, a sua carreira não voltaria a ser a mesma. Numa troca típica do futebol italiano, mudou-se para o Milan para apenas 4 jogos e 1 golo.

Sem grande sucesso ou continuidade, passaria por Derby County, Kaiserslautern, Partizan, Al-Arabi SC, Plymouth Argyle, regresso ao Julius Berger e passagem pelo Paykan FC, do Irão.

Pela Nigéria, fez 41 jogos pela equipa principal. Em 1996, foi campeão olímpico em Atlanta, ao lado de uma seleção de luxo, que incluía Babayaro, Okocha, Oliseh, Babangida, Amunike ou Kanu. West fez os seis jogos do torneio. Dois anos depois estaria em França, fazendo 4 jogos no Mundial. Quatro anos depois, jogou duas vezes no Mundial da Coreia do Sul e Japão. Participou ainda em duas CAN.