Vem aí o Villareal
Dezembro 17, 2018
O Sporting, atual segundo classificado da liga portuguesa vai defrontar o Villarreal, atual décimo sétimo classificado da liga espanhola. A ligação entre os dois clubes fez-se nos últimos anos de negócios. Primeiro, a vinda de Matias Fernandez, que não sendo nada caro, foi um jogador bastante útil. Depois, há dois anos, a venda de Rúben Semedo por cerca de 15 milhões, num negócio que foi bom para o Sporting. Este Villarreal está longe dos tempos em que, com Forlán, Riquelme e Senna, chegou às meias da Liga dos Campeões e ficou no terceiro posto da liga (2004-2005).
Fundado em 1923, o Villarreal conhecido como “Submarino Amarelo”, joga no La Ceramica, ante de 25 mil pessoas. A equipa jogava com um equipamento semelhante ao do Valência e só nos anos 40 passou a vestir de amarelo. Só aos 65 anos de vida, subiu à primeira divisão, tendo descido após uma época tendo conhecido o sucesso apenas nos anos 2000. Entre os jogadores com mais partidas pelo clube contam-se Bruno Soriano, Marcos Senna e Cani. Rossi, avançado italiano com passagens por Manchester United, Parma ou Fiorentina, continua a ser o melhor marcador da história do clube com 82 golos. Seguem-se Forlán (59) e Riquelme (51). O palmarés do Villarreal é modestíssimo e conta apenas com duas Taças Intertoto e com um campeonato espanhol da 3.ª divisão.
Com apenas 3 vitórias em 16 partidas, a campanha na liga espanhola está a ser dececionante e Jose Calleja já foi demitido. Luis Garcia leva dois jogos (1 vitória) e espera-se que possa dar a volta até porque não falta qualidade: Carlos Bacca, Nicola Sansone, Gerard Moreno, Manu Trigueros ou Mario Gaspar fazem parte da equipa. Na Europa, a história tem sido diferente com a conquista do seu grupo mesmo que com 2 vitórias apenas. O Sporting não terá tarefa fácil mas tem todo o direito em acreditar na presença na fase seguinte.