Vem aí a Copa América 2019
A Copa América 2019 está a chegar. O pontapé de saída da prova que este ano tem o Brasil como palco, dá-se no dia 15 de junho e contara com os sportinguistas Acuña e Coates.
A jogar em casa, o Brasil de Tite quer dar uma alegria aos adeptos, humilhados no Mundial de 2014, em casa, e defraudados no ano passado. Há 12 anos que o Brasil não levanta a Copa América. O Brasil integra o Grupo A e terá Bolívia, Perú e Venezuela como opositores, e com um plantel que tem Neymar, Gabriel Jesus, Firmino, Coutinho ou Willian tem, teoricamente, caminho livre para a fase seguinte. A meu ver, será o Perú a ser a segunda melhor equipa do grupo, cabendo à Venezuela e Bolívia a luta por escapar ao fim da tabela.
No Grupo B, duelo titânico entre Argentina e Colômbia. Com Scaloni no banco, a Argentina tentará a vitória final depois de ter perdido as duas últimas finais. Messi espera-se, será a estrela de uma companhia que tem ainda Dybala, Lautaro, De Paul, Aguero ou Paredes. Icardi e Higuaín, com épocas fracas, são as ausências mais notadas. A Colômbia ainda não anunciou a lista, mas espera-se que lá constem estrelas como Falcao, Bacca ou James, nomes maiores de uma equipa sempre com qualidade. O grupo fecha-se com o Paraguai (de Óscar Cardozo, Iturbe e do playmaker, Romero) e com os Catar, convidados da edição.
O Grupo C também promete animação. O bicampeão Chile, enfrenta Uruguai, Equador e o também convidado, Japão. Vargas, Castillo, Alexis ou Vidal não vêm das melhores épocas mas são sempre jogadores a ter em conta. Mas a apontar favorito para este grupo, focar-me-ia no Uruguai dos avançados Suarez e Cavani. Maxi Gomez, Lodeiro, De Arrascaeta, Pereiro e Bentacur são outras estrelas a ter em conta.