Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Sex | 12.05.17

United e Ajax na final de Estocolmo

Francisco Chaveiro Reis

682013074.jpg

Manchester United e Ajax vão jogar a 24 de maio a final da Liga Europa. Os dois gigantes europeus, mais habituados a Liga dos Campeões (Ajax já venceu 4 e o United, 3) vão encontrar-se em Estocolmo, na Suécia. O Ajax já venceu a competição, então Taça UEFA, em 1992 enquanto que ao United, esta é a única competição que lhe falta. Ontem, o United marcou cedo por Fellaini e dobrou a sua vantagem na eliminatórioa. Em mais um jogo chato protagonizado pelos de Mourinho, o Celta empatou por Roncaglia mas não chegou ao segundo. Em França, 3-1 para o Lyon, com bis de Lacazette. Valeu o 4-1 em Amesterdão. 

Bertrand-Troare-goals-Ajax-Europa-League-922020.jp

O encontro de dia 24 será um duelo entre equipas jovens. De um lado, o United de Rashford, Marial, Lingard ou Herrera, de outro, Dolberg, Younes, De Ligt ou Tete. A maior ausência será a de Ibrahimovic, sueco, jogador do United e ex-jogador do Ajax.O vencedor garante a entrada directa na Champions League. 

1628622.jpg

O Ajax volta a uma competição europeia 22 anos depois da final de 1995 (curiosamente, a 24 de maio também). Nessa altura, jogou em Viena contra o Milan e foi campeão europeu. O Ajax tinha uma equipa de sonho: Van der Sar, Reizeger, Blind e Frank De Boer; Rijkaard, Davids, Seedorf e Litmanen, Ronald de Boer, Finidi George e Overmars. Do banco saltaram Kanu e principalmente Patrick Kluivert, que marcaria o golo da vitória. Os filhos de dois destes homens poderão jogar na final deste ano. O filho de Blind, ontem titular no United e o de Kluivert, agora a despontar na equipa principal do Ajax. O Milan de então, jogou com Rossi, Panucci, Costacurta, Baresi e Maldini; Albertini e Desailly; Donadoni e Boban, Massaro e Simone. Eranio e Lentini também jogaram. 

PA-10856741.jpg

O United volta a uma final 6 anos depois. Jogou em 2011 com o Barcelona, tendo perdido por 3-1 e falhado a conquista da quarta Champions. Em Wembley, o United jogou com Van der Sar (comum às duas últimas finais dos finalistas deste ano),Rafael, Ferdinand, Vidic e Evra; Valencia, Carrick, Giggs e Park; Rooney e Chicharito. Nani e Scholes entraram no decorrer do jogo. O Barcelona apostou em Valdez, Alves, Piqué, Mascherano e Abidal; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Pedro e Villa. Puyol, Keita e Affellay foram chamados a jogo.