Um super plantel
O FC Porto está a construir um super-plantel e, nesta fase, em que ainda pode acontecer muita coisa, é o principal favorito ao título. É bem verdade que já vendeu Fernando e que vai, provavelmente, transferir Jackson e Mangala mas, já garantiu as contratações de Opare, Oliver, Tello e Adrian.
Neste momento, Lopetegui, ainda procura reforços mas o plantel que se desenha já mete respeito. Na baliza, há fartura: Helton, titular nos últimos anos; Fabiano que deu nas vistas quando, na época passada, Hélton se lesionou; Kadú, esperança angolana e, ainda, Ricardo, estrela da Académica nas ultimas temporadas. Segundo consta, Lopetegui quer mais um: Navas e M´Bolhi, que brilharam no Mundial são nomes apontados.
Na defesa, Danilo e Sandro, contratações caríssimas devem continuar. Opare, que vem da Bélgica a custo zero, servirá para lhes morder os calcanhares e permitirá que descansam bem mais do que no ano passado. Há ainda Victor Garcia. Para o centro Mangala e Rolando seriam uma boa dupla mas creio que ambos vão ser transferidos. O francês terá propostas de Chelsea e City e o português pode ainda regressar ao Inter. A Maicon, Reyes e Ba devem, portanto juntar-se dois reforços.
No meio, Herrera, uma das estrelas do México na Copa, deve ter papel de maior destaque. Defour e Mikel são "curtos" para as necessidades e, pelo menos, mais dois homens devem chegar ao Dragão. O meio-campo atacante, esse está bem preenchiado com Evandro, Oliver e Quintero. Duvido que Josué e Carlos Eduardo sobrevivam no plantel.
Para o ataque, Varela, Quaresma e Ricardo recebem Tello, estrela espanhola que, penso, terá grande impacto em Portugal. Licá, Kelvin e Sami terão vida difícil na equipa A. No centro, Jackson deve ser vendido e Adrian já chegou para se juntar a Ghilas e a Gonçalo Paciência, aposta de futuro. No entanto, Adrian não é um 9 e não admira que chegue um homem de área como o mexicano Jimenez.