Um pequeno resumo
O Sporting empatou a uma bola com a Juventus e ficou-se pelos quartos de final da Liga Europa. Foi-se o último motivo de possível festa e até ao fim do campeonato, o Sporting irá cumprir calendário, sendo quase impossível que saia do quarto lugar, que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.
O Sporting ontem voltou a estar por cima do jogo, mas a verdade é que sem marcar, isso não serve de nada. O Sporting falha muitos golos. Ontem foram Coates e Esgaio a falhar escandalosamente. Há uma semana tinham sido Pote e Bellerín. Um avançado não resolveria isto, mas ajudaria muito. Além de Pote, muitas vezes requisitado para o meio campo esta época, ninguém parece ter verdadeiro instinto goleador.
Pelo brio profissional e pelo escudo que defendem, os jogadores lutarão por vencer cada jogo e Ruben Amorim, pode começar a pensar em soluções para o próximo ano já que acredito que só queira deixar Alvalade após uma época em grande. Amorim, caso decida ficar, já que acredito que tenha propostas para sair, terá que planear muito bem a próxima época e ter o apoio, sobretudo financeiro da direção.
O Sporting desta época teve fogachos de grande qualidade, sobretudo na Europa. Goleou o Frankfurt, na Alemanha, por 0-3. Recebeu e venceu o Tottenham por 2-0, com um grande golo de Arthur. Na Liga Europa, o destaque vai para a eliminatória com o Arsenal, que incluí o golo do ano, marcado por Pedro Gonçalves. Mas, a toada geral é de grande desilusão. O Sporting nunca esteve perto da luta pelo título e foi eliminado demasiado cedo da Taça de Portugal. A derrota na final da Taça da Liga, sendo frustrante, aceita-se.
A saída de Matheus Nunes parece ter sido a pedra de toque para um mau começo. O timing foi mau, nas vésperas de ir ao Dragão e a forma também. Amorim terá sido dos últimos a saber e o mau estar foi público e notório. Demorou muito a passar se é que passou. Para o seu lugar, veio Sotiris, um grego de 20 anos, que só por milagre pegaria de estaca no onze. Hoje é das últimas opções de Amorim e não deve ficar em Lisboa. Saint Juste, chegado por 10 milhões para reforçar a defesa, passou grande parte da época lesionado o que fez com que Inácio, melhor à esquerda, tivesse que jogar à direita, onde também não havia Neto, lesionado e Reis, em vez de lateral, passasse a ser central e Santos, em vez de ser extremo, passasse a ser ala, o que até acabou por resultar. A fase de adaptação de Morita e algumas lesões fizeram com que Pote jogasse muitas vezes no meio campo, o que fez com que o crónico melhor marcador da equipa estivesse mais afastado do golo.