Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Sex | 26.08.22

Sorteio da Champions League

Francisco Chaveiro Reis

Eintracht Frankfurt, último vencedor da Liga Europa e finalista da então Taça dos Campeões Europeus, em 1960; Tottenham, finalista da Liga dos Campeões em 2019 e Marselha, finalista em 1991 e vencedor em 1993 da Liga dos Campeões, são os adversários do Sporting numa fase de grupos supersónica, com todos os jogos a decorrem apenas até início de novembro, uma vez que nesse mesmo mês, começa o Mundial.  A primeira conclusão é óbvia: este está longe de ser um grupo fácil, mas poderia ter sido bem pior. O Sporting evitou equipas como Real Madrid, Manchester City, Bayern ou PSG, do primeiro pote e Liverpool, Chelsea ou Barcelona, do segundo. É verdade que a quarta equipa também poderia ter sido mais fraca, como o Maccabi Haifa.

Em teoria, o Tottenham de Antonio Conte é o grande favorito a vencer o grupo. Atual quarto classificado da Premier League, posição em que acabou na época passada, o Tottenham manteve Kane mais uma vez e contratou muito e bem: Lenglet, Spence, Perisic, Bissouma, Perisic e Richarlson. E, claro, já contava com Son, Kulusevski, Lucas Moura ou Bentacur. Depois, a confirmar-se um bom Sporting pós-Matheus, haverá luta renhida. Eric Dier voltará a jogar numa casa que conhece muito bem.

O Frankfurt vem de um título europeu, mas começou mal a época, estando num modesto 15.º posto após ter terminado o ano passado em 11.º (apurou-se via Liga Europa). Tem bons jogadores como Trapp (terá acabado de recusar o United), Ndicka, Knauff, Rode, Gotze, Kamadaa, Alario ou Borré mas perdeu Kostic e à partida serão dois jogos muito equilibrados. Será o regresso de Aurélio Buta a Portugal. Paciência deixou o clube há poucas semanas.

Por fim, o Marselha, que tem andando, como quase todas as equipas a correr atrás do PSG. Terminou a época em segundo, ocupa hoje o terceiro posto e contratou fortemente: Bailly, Clauss, Mbemba, Gigot, Tavares, Suarez ou Alexis Sanchez, além de continuar a contar com Caleta-Car, Guendouzi, Gerson ou Bakambu. Depois da saída de Jorge Sampaoli, o técnico é o croata Igor Tudor, que está longe de ser um grande técnico europeu, para já. Em termos de reencontros, Mbemba e Tavares regressam a Portugal. De entre Frankfurt, Marselha e Sporting qualquer equipa pode passar, ir para a LE ou ficar pelo caminho, sem que haja aí surpresa.