Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Seg | 16.12.19

Sorte europeia

Francisco Chaveiro Reis

Edin+Visca+Club+Brugge+v+Istanbul+UEFA+Champions+k

 

Os clubes portugueses já conhecem a sua sorte na Liga Europa.

Ao dia de hoje, o İstanbul Başakşehir Futbol Kulübü, fundado apenas em 1990, ocupa a quarta posição na liga turca. Na sua história tem um título de campeão da segunda divisão e participa pela quarta vez nas competições da UEFA. No ano passado, terminou o campeonato em segundo lugar, discutindo até à última jornada, o título com o Galatasary. Visca foi o homem que mais assistências fez no campeonato turco. Na época passada, ainda moravam ali Adebayor e Márcio Mossoró, ex-Braga.

Mas o plantel atual também tem ligações a Portugal. Miguel Vieira (passou por Paços ou Aves) é o único português, mas outros como Ponck (Benfica B, Chaves e Aves) ou Caiçara (Gil Vicente) também jogaram na nossa liga. Ainda que em idade de quase reforma, o BB tem jogadres de renome como Clichy (Arsenal e City), Turan (Atlético e Barcelona), Škrtel (Liverpool), Demba Ba (Newcastle e Chelsea) e Robinho (City e Real Madrid). No último jogo disputado, na casa do Borussia Mochengladbach, com vitória por 1-2, o Basaksehir alinhou com Gunok, Caiçara, Epureanu, Ponck e Clichy; Topal e Kahveci; Aleksic, Visca e Elia; Crivelli. Okan Buruk, amtigo médio internacional turco, que passou por Galatasary, Inter, Besiktas e pelo clube que agora treina, é o timoneiro. Mesmo sendo uma equipa madura, o Sporting, no seu melhor, tem capacidade de vencer a eliminatória.

Depois do FCP, será a vez do Braga defrontar os Rangers de Steven Gerrard. Depois da fase de grupos que fez, o Braga tem legítimas aspirações a passar o gigante escocês. Este ano, já passou pelo Wolves, que é bem superior. Mas o Rangers não será presa nada fácil. Com Gerrard no banco, o Rangers começou a jogar bom futebol e tem no jovem avançado colombiano, Alfredo Morales, a sua estrela. Depois de anos de falência e de competição nas divisões inferiores, o Rangers ocupa agora o segundo posto da sua liga a “morder os calcanhares” ao Celtic. O Rangers, fundado em 1872, é recordista de títulos escoceses – 54 – e já venceu um título europeu, a Taça das Taças, no ano em que fez 100 anos.

Ao Benfica, calhou o Shaktar Donetsk, orientado pelo português Luís Castro. Apesar de ser de uma liga mais fraca do que a portuguesa, o Shaktar tem muita experiência europeia e, sobretudo, tem um plantel recheado de craques como Marlos, Taison, Júnior Moraes ou Konoplyanka. Atual líder da liga ucraniana, com mais 14 pontos do que o rival Dinamo de Kiev, o Shaktar é um adversário de respeito. O Futbolniy Klub Shakhtar, fundado em 1936, conta com 33 títulos nacionais (campeonatos, taças e supertaças) e um europeu (Liga Europa) desde 2001.

O FCP joga na Alemanha a passagem à fase seguinte. Os “farmacêuticos” do Bayer Leverkusen são o adversário a superar e serão o osso mais duro de roer para as equipas portuguesas, habitadas a maus resultados ante de germânicos. O Leverkusen está em sétimo na Bundesliga (a três pontos do quarto), depois de ter terminado o último campeonato em quarto. Treinado por Peter Bosz, o Leverkusen conta com um plantel de grande qualidade que inclui: Volland, Alario, Bailey, Havertz, Demirbay ou Tah. Aquando dos jogos com o FCP, o clube já terá Palacios, internacional argentino, recém-contratado ao River Plate. Fundado em 1904, o Bayer já venceu uma Taça UEFA e uma taça alemã.