Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Saha

Heróis de Culto

Francisco Chaveiro Reis
02
Out22

Visão do Peão (8).png

Louis Laurent Saha (não, não tem nada a ver com o amigo de Benjamin Mendy, em julgamento) foi um profícuo avançado francês com passagem de sucesso pela liga inglesa. Saha, hoje com 44 anos, é fruto das escolas do Metz, clube pelo qual se estreou em 1997-1998, com apenas um golo. Na época seguinte, nem marcou, mas a meio da época despertou o interesse do Newcastle. Marcou 2 golos ao lado de Shearer, Solano, Ketsbaia ou Batty e regressaria ao Metz. Fez mais 12 golos e regressou à Premier League. Mas não de imediato.

A sua aventura no Fulham começou na segunda divisão e bem se pode dizer que Saha foi central na subida. O francês marcou 35 vezes na estreia e ajudou à conquista da segunda divisão, com 101 pontos. Com Boa Morte como companheiro, Saha fez duas épocas na primeira divisão, marcando 17 vezes. Explodiria em 2003-2004, marcando 15 vezes até dezembro e mudando-se para Manchester, onde ficaria quase 5 anos.

Num plantel com Van Nistelrooy, Ronaldo, Forlán ou Solskajer, Saha garantiu tempo de jogo e marcou 7 vezes. No ano seguinte, já com Rooney e Smith, ficou-se pelos 2 golos antes de fazer 15, 13 e 5 nas épocas seguintes. Deixou Old Trafford com 28 golos em 86 jogos, vencendo dois campeonatos, uma taça da liga e uma Liga dos Campeões. Fez 4 anos no Everton, marcando 27 vezes. Passaria sem brilho por Tottenham, Sunderland e Lázio. Fez 20 jogos e 4 golos por França, sendo chamado ao Euro 2004 e ao Mundial de 2006. Pelas seleções jovens, venceu o Europeu de sub-19. Na final, Saha fez o único golo do 1-0 a Portugal de Caneira e Simão.