Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Ter | 25.07.23

Ricky

Francisco Chaveiro Reis

Visão do Peão (2).png

Richard Daddy Owubokiri, hoje com 62 anos, ficou conhecido em Portugal apenas como Ricky e foi goleador ao serviço do Benfica, Estrela da Amadora e Boavista. Como seria de esperar, Ricky começou a jogar no seu país, no fim dos anos 70. Começou a falar português, não por cá, mas no Brasil, juntando-se ao América, tendo depois passado pelo Vitória. A estreia na Europa, deu-se pela porta dos franceses do Laval, tendo depois jogado pelo Metz.

Aos 27 anos, chegou a Portugal para jogar pelo Benfica, onde fez parte do plantel campeão. Tinha a concorrência de Magnusson, Vata ou Abel Campos e ficou-se pelos 6 jogos, marcando…6 golos. No entanto, foram todos no mesmo jogo, num 14-1 ao Atlético Riachense, para a Taça de Portugal. De 1989 a 1991 jogou na Amadora, marcando 31 vezes em duas épocas. Na primeira, ajudou a vencer a Taça de Portugal, com Paulo Jorge, Basaula, Bobó, Paulo Bento ou Rebelo. Na segunda, perdeu a supertaça para o FCP; ficou-se pela segunda ronda da Taça das Taças, com Rickey a marcar ao Neuchatel Xamax e desceu de divisão. Ricky rumou ao norte.

O avançado chegou com estrondo ao Bessa, marcando 33 vezes em 1991-1992, ao lado de Tavares, Nelo, ou João Vieira Pinto. Ajudou, e muito, o Boavista a conquistar o terceiro lugar na liga e a vencer a Taça. Ricky, claro, fez o golo da vitória na final contra o FCP (2-1), depois de ter bisado no 0-2 ao Benfica, nas meias. Na segunda época, 16 golos e a conquista da Supertaça ao FCP, com Marlon Brandão a ser o herói. No campeonato, 4.º posto e na Taça, nova final, desta feita perdida para o Benfica. Sem a mesma influência marcou apenas mais 11 golos e regressou brevemente ao Brasil, para jogar pelo Vitória. Na fase descendente, ainda se juntou aos Belenenses, mas só marcou 1 golo. Passou por Catar e Arábia Saudita antes de se reformar.

Pela Nigéria, 23 jogos e 1 golo (num 4-0 à África do Sul).