Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Rafa de saída

Para onde vai?

Francisco Chaveiro Reis
14
Mai24

Cópia de Design sem nome (3).png

Oito anos depois, Rafa está de saída do Benfica e mesmo depois de muitos jogos, golos, grandes jogadas e títulos, a saída não será, ao que tudo indica, para um clube maior ou sequer, para uma liga de maior expressão. Aos 30 anos, Rafa estará a caminho das “Arábias” sem passar pelo Euro 2024, já que renunciou à seleção.

Rafa, natural da zona de Vila Franca de Xira, começou a carreira no Alverca, perto de casa. Depois de por lá fazer a formação, a estreia como sénior seria no Norte, pelo Feirense. Na segunda divisão, aos 20 anos, marcou 11 golos em 47 jogos. No ano seguinte, saltou para o Sporting de Braga, onde ficaria três épocas, de bom nível. Eder, Fábio Martins, Alan ou Bolly foram alguns dos seus colegas. Em maio de 2016, venceu a Taça de Portugal. Mal sabia que poucas semanas depois, conquistaria um título ainda maior. Com Eder em destaque, seu antigo colega, foi campeão da Europa por Portugal. Com apenas 25 internacionalizações, venceria também a Liga das Nações, ou seja, esteve nas duas conquistas da seleção nacional de séniores.

Em 2016, mudou-se para o Benfica, quando também se falava no interesse do Sporting. Na Luz, ajudou a vencer 3 campeonatos, 3 supertaças e 1 taça ao longo de 326 jogos, nos quais marcou por 94 vezes e assistiu por 67 vezes. Muitas vezes acusado (justamente) de se ausentar de alguns jogos, Rafa foi um dos melhores do Benfica nos últimos anos.

Aos 30 anos, ainda vai a tempo de ter bons anos no futebol mas o seu feitio, entre o tímido e o conflituoso, visto de fora, parece ter sido o seu maior inimigo porque talento, a rodos, nunca lhe faltou.