Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

PSG procura casa

Adeus, Parc des Princes

08.02.24

Cópia de Design sem nome (1).png

Depois de oito anos de negociações, o PSG vai deixar o Parque dos Príncipes, o seu icónico estádio. A mudança ocorre justamente porque o seu estádio não é seu, mas sim da Câmara Municipal de Paris. A confirmar-se a decisão, o PSG deve avançar para a construção de um novo estádio, moderno e maior, como a sua dimensão de hoje pede.

O Parc des Princes foi inaugurado em 1987 e servia sobretudo como velódromo, ou seja, pista para corridas de bicicletas. Em 1905, foi palco do primeiro jogo de sempre da seleção francesa (1-0 à Suíça). Em 1932 deu-se a primeira ampliação, passando o recinto a suportar 45 mil pessoas. Seis anos depois, o estádio recebeu jogos do Mundial de 1938 e em 1956 jogou-se lá a primeira final da Liga dos Campeões (Real Madrid 4 Stade de Reims 3).

A terceira versão do estádio nasceu em 1972. Recebeu mais duas finais da Liga dos Campeões (um Bayern de Munique 2 - 0 Leeds United, em 1975 e um Liverpool 1 - 0 Real Madrid, em 1981) e em 1984, foi lá que se jogou a final do Euro 1984, vencido pela França de Platini. Recebeu seis jogos do Mundial de 1998 em rugby, recebeu o Mundial de 2007.

O PSG, nascido em agosto de 1970, começou a usar o estádio regularmente a partir de 1978, apesar de já lá ter jogado antes, como equipa da casa. Até 1998 partilhou o Parc com as equipas nacionais de futebol e rugby além de ter dividido a casa com Paris FC e Racing Club de Paris. Resta saber o que será do estádio, tão emblemático como o San Siro ou Camp Nou e quanto tempo demorará para que o clube tenha nova casa.