Pós-Viktor
Um grego e um nigeriano
Ninguém no Sporting deseja a saída de Viktor Gyokeres, mas a verdade é que pelo que mostra, o sueco está a prazo em Portugal e cada janela terminada sem a saída do 9, é um sucesso. Tendo isso em mente, há duas questões. Para onde vai Gyokeres e quem o pode render?
O Manchester United seria a resposta mais óbvia, uma vez que foi Ruben Amorim que insistiu na sua contratação e que o transformou no “monstro” que é hoje. Mas, nem o United parece ter dinheiro nem Viktor quererá jogar numa equipa em crise e que nem na Liga Conferência deve estar. O City, de Viana, determinante na vinda de Gyokeres para Portugal, também poderia ser opção, mas quem tem Haaland e vê em Marmoush um goleador suplente, não vai investir fortemente em mais um avançado. Antes de ir às duas opções que vejo como mais óbvias, vou sair de Inglaterra. Gyokeres, servido por Pedri, Raphinha e companhia seria uma excelente adição para o Barcelona. Mas nem os catalões nadam em dinheiro, nem vão investir sem que Lewandowski dê sinais de querer sair ou retirar-se. O Bayern também poderia ser uma boa hipótese, uma vez que Kane começar a caminhar para o declínio da sua carreira. Mas o Bayern não é conhecido por gastar muito (mesmo que Kane desminta isso) e podenão o fazer num jogador desta idade. Em Paris também não falta dinheiro e os goleadores atuais são os extremos Dembelé e Barcola. Ramos é bom, mas Gyokeres seria um upgrade e milhões não é coisa que escasseie no PSG. Já muito escrevi sobre dinheiro. Duvido que Gyokeres saia por 100 milhões. Caminha para os 27 anos e joga na liga portuguesa, por muito que tenha dado boas indicações na Europa. 80 milhões seria um negócio de luxo para o Sporting, sobretudo se conseguir colocar umas clausulas por desempenho. Então para onde vai Gyokeres? A minha aposta é clara. Arsenal. O Arsenal tem capacidade para gastar 80 milhões e precisa de um 9 com urgência. Gabriel Jesus está lesionado, mas antes disso, era demasiado inconstante. Um homem como Gyokeres pode fazer com que Arteta volte a sonhar com a conquista da Premier League. Formaria um ataque de sonho, com Saka e Havertz nas alas e Odegaard atrás de si. A única equipa que vejo que possa intrometer-se na luta, será o Chelsea. Tem dinheiro e Gyokeres seria um claro upgrade a Jackson.
Quem rende Gyokeres no Sporting? Primeiro, no pós-Viktor, acredito que, como antes dele, os golos passem a ser mais divididos, com Pote e Trincão a serem goleador. Também no plantel há Harder, que leva 10 golos na época e que pode, jogando mais, ser mais importante. Mas penso que é obrigatório que cheguem dois novos homens, caso se mantenha o 4-4-2. Vejo Pote a ser um 9,5 a jogar com um 9 e vejo Harder como avançado que funciona melhor em dupla. Acredito que o Sporting gaste cerca de metade do que ganhe com Gyokeres. O primeiro nome é óbvio. Fotis Ioannidis era o homem que Amorim queria para render Paulinho e parece-me que só foi tão “teimoso” com Hjulmand e Gyokeres com os resultados que estão à vista. O jogador teria vontade de vir e o negócio não se fez por uma questão económica. Ioannidis, de 25 anos, parece estar a fazer uma época menos boa do que a do ano passado e isso pode fazer com que o Sporting o possa ir buscar por alguns milhões a menos.
O segundo homem de quem gosto é Tolu Arokodare, nigeriano do Gent e melhor marcador da liga belga. Em pouco mais do que meia época, Tolu já fez melhor do que toda a época passada e está avaliado em 9 milhões de euros pelo Transfermarkt. Creio que o Sporting não o resgata por menos de 15, mas sendo ele forte fisicamente e um goleador nato, seria a minha escolha. Aos 24 anos anos ainda vai a tempo depois de ser vendido, com lucro.