Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

PORTUGAL REVELA NOVO EQUIPAMENTO ALTERNATIVO NIKE PARA 2014

27.03.14, Francisco Chaveiro Reis

 

 

“Quisemos dar a Portugal um look clássico e sofisticado no seu equipamento alternativo, captando a extravagância e o brilho do futebol que os levou à qualificação para o Brasil”, refere Martin Lotti, Global Creative Director, Nike Football.

 

A nova camisola apresenta uma gola com dois níveis e punhos azuis. Ao lado do símbolo da Federação Portuguesa de Futebol estão os anos 1914 e 2014, em comemoração do seu centenário.

 

No interior da gola, junto ao pescoço é apresentada a Ordem de Cristo, cruz portuguesa evocativa que presta homenagem à gloriosa história marítima do país. A cruz estava brasonada nas velas dos barcos dos grandes exploradores portugueses do século XV.

 

O nome e os números nas costas da camisola do equipamento alternativo de Portugal foram especialmente criados e inspirados nos tipos de letra antigos, usados na simbologia tradicional portuguesa. O resultado é uma fonte moderna e ao mesmo tempo Art-Déco.

 

Os novos calções são azuis. Simples e icónicos, o ajuste é mais fino e mais justo ao corpo, com um corte concebido especificamente para ajudar ao movimento e conforto. Na parte de trás, ao centro, os calções apresentam aberturas a laser para auxiliar à ventilação e à gestão da humidade. As novas meias do equipamento alternativo são brancas.

 

“O novo equipamento alternativo é impressionante, o branco tem muito estilo e mal posso esperar por o usar em campo” refere Cristiano Ronaldo, capitão da Selecção Nacional. “É a maior honra representar o país enquanto futebolista e vou utilizar o equipamento nacional com orgulho. Tenho a certeza que este novo equipamento vai dar a toda a equipa confiança para jogar pela nossa nação.”

 

 

REVOLUÇÃO EM VENTILAÇÃO E CONFORTO

 

O equipamento ajuda na performance dos jogadores ao regular a temperatura corporal ao longo do jogo. Ao usar uma combinação da tecnologia Nike Dri-FIT, a malha “burnout” e aberturas de ventilação cortadas a laser, os designers conseguiram localizar os pontos onde os jogadores necessitam de mais ventilação.

 

A tecnologia Nike Dri-FIT puxa a humidade da pele para o exterior do equipamento ajudando a uma evaporação mais rapida. As aberturas cortadas a laser para ventilação e a malha trabalhada em áreas-chave onde o calor se gera, permitem uma maior respirabilidade e fluxos de ar através da pele.

 

“Ao gerir o suor e manter o corpo fresco por mais tempo, os jogadores sentem-se mais confortáveis, suam menos e jogam melhor”, afirma Martin Lotti, Creative Director da Nike Football.

 

Além disto, para ajudar a que os jogadores se mantenham frescos, o equipamento é feito com um novo fabrico de duas malhas que incorpora algodão e polyester reciclado para criar o melhor em termos de propriedades de absorção de humidade, ao mesmo tempo que se consegue um toque mais suave e um corte mais elegante.

 

 

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

 

Em linha com o compromisso da Nike de garantir uma performance superior com menor impacto ambiental, a camisola, os calções – e pela primeira vez num equipamento nacional, as meias – o tecido é feito a partir de garrafas de plástico recicladas (polyester 100% reciclado nos calções, 96% reciclado na camisola e 78% nas meias).

 

Cada equipamento é feito usando uma média de 18 garrafas de plástico recicladas. Desde 2010, a Nike retirou mais de 2 mil milhões de garrafas de aterros, o suficiente para cobrir mais de 2800 campos de futebol.

 

“Incorporar a sustentabilidade ambiental é  a chave no processo de design e desenvolvimento”, afirma Lotti. “O nosso objetivo é criar um equipamento que seja bom para os jogadores e bom para o planeta”.

 

 

AJUSTE  PERFEITO

 

Os designers utilizaram imagens tridimensionais de futebolistas de elite para recolherem dados sobre a forma dos jogadores e identificar um corte atualizado, melhorando o conforto e permitindo que o corpo se mova mais naturalmente no equipamento.

 

Ao prestar atenção a todos os elementos do equipamento de futebol moderno, os designers da Nike deram também especial atenção às meias. Ao combinar opiniões de atletas com investigação de novos materiais e fabricos, a meia Nike Elite Match Fit para 2014 contempla um ajuste específico para futebol. Zonas estrategicamente almofadadas asseguram conforto e proteção desde os dedos ao tornozelo, onde a maioria dos impactos ocorre, enquanto o apoio no peito do pé bloqueia-o, impedindo que este escorregue.

 

NIKE PRO BASELAYER

 

A nova Nike Pro baselayer é a mais leve de sempre da Nike e apresenta uma ventilação e respirabilidade melhoradas. Os jogadores podem escolher uma variedade de estilos de Nike Pro baselayer.

 

Olhando para 2014, a Nike vai oferecer uma variedade de camisolas Nike Pro aos jogadores. Este produto foi desenhado para enfrentar a amplitude de temperaturas que os jogadores vão encontrar no Brasil: temperaturas elevadas durante o dia, e temperaturas muito baixas nos jogos disputados durante a noite na zona sul do país.  A Nike redesenhou os calções baselayer para 2014 a partir das opiniões de alguns dos melhores jogadores do mundo.

 

“Quando pedimos aos jogadores para falarem do tipo de proteção de que necessitam durante um jogo, eles mostraram-nos cicatrizes e escoriações na zona superior traseira da anca”, relembra Lotti. “Vários jogadores mostraram-nos essas mesmas lesões por isso propusemo-nos a adicionar mais proteção, tendo em conta, ao mesmo tempo, a necessidade de leveza e respirabilidade”.

 

O resultado são os calções Nike Pro Combat Ultralight Slider. Apresentando zonas aumentadas e ajustadas de proteção contra escoriações por forma a coincidir com o padrão de deslize dos atletas, os calções são também 20% mais leves que as versões anteriores e feitos com polyester 87% reciclado.

 

O equipamento alternativo está disponível nas Nike Stores e em nike.com a partir de 3 de abril.

 

 

Imagens em alta resolução:

 

http://nikeinc.com/news/portugal-unveils-new-nike-away-kit-for-2014#/inline/28246