Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Qua | 25.10.23

Polacos em Portugal

Francisco Chaveiro Reis

Visão do Peão (1).pngO Sporting visita amanhã o terreno do campeão polaco, em jogo a contar para a Liga Europa. Boa oportunidade para lembrar os polacos que brilharam por cá. Por cá, em Portugal, porque de leão ao peito só jogou Andrzej Juskowiak. O avançado acabara de ser Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Mais, foi mesmo o melhor marcador da prova. E reforçou o Sporting vindo do Lech Poznan.

Visão do Peão (2).pngEm 1992-1993 fez dupla com Cadete, esteve em 29 partidas e marcou por 10 vezes. Porto, Braga ou Boavista foram suas vítimas. Treinado por Bobby Robson, o Sporting foi terceiro no campeonato e chegou às meias finais da Taça de Portugal. No segundo ano, com Robson e depois com Queiroz, fez 8 golos e voltou a não conquistar nada. Ao terceiro ano, 13 golos e vitória na Taça de Portugal. Figo, Balakov, Amunike, Cherbakov, Peixe, Oceano ou Naybet foram alguns dos seus companheiros. Destacou-se depois na Bundesliga após breve passagem pela Grécia. Foi goleador no Borussia M´gladbach e Wolfsburgo, passou pela MLS e terminou a carreira no Erzgebirge Aue. Fez 13 golos em 39 jogos pela Polónia.

Visão do Peão (3).png

 

Em termos de avançados, Marcin Chmiest jogou em Braga sem nunca marcar. O mesmo fez Mateusz Zachara no Tondela. Curiosamente passou depois pelo Rakow. Melhor correu a vida a Bartosz Slusarski, que marcou 7 golos pela União de Leiria. Grzegorz Mielcarski marcou mais 1 golo do que Slusarski mas precisou de muitos mais jogos. Ainda assim, venceu 6 trofeus pelo FCP. Um dos melhores avançados polacos que cá jogou terá sido mesmo Marek Saganowski, que marcou 12 vezes pelo Vitíria antes de tentar a sorte em Inglaterra.

Visão do Peão (4).png

 

Foi na baliza que os polacos mais se destacaram em Portugal. Pawel Kieszek entrou pela porta do Braga, chegou ao FCP, mas foi no Estoril e Setúbal que se assumiu como figura, fazendo 130 jogos em Portugal antes de rumar a Espanha. Bem mais tarde chegou Michal Miskiewicz, que não se destacou no Feirense. Nome maior é Jozef Mlynarczyk, provavelmente o polaco de maior sucesso em Portugal. Venceu tudo pelo FCP, incluindo a Liga dos Campeões e a Taça Intercontinental, além de competições domésticas. Nos anos 90, chegou o segundo guarda-redes polaco do Porto. Andrzej Wozniak foi contratado para render Baía que saíra para Barcelona, mas não se impôs.

Visão do Peão (5).png

No meio campo jogaram Przemyslaw Kazmierczak que teve sucesso no Boavista e Setúbal e não se afirmou no FCP; Rafał Grzelak, interessante extremo que passou duas épocas no Boavista; Krystian Szuster que fez 21 jogos e 4 golos pelo Penafiel; Maciej Makuszewski que passou apenas seis meses em Setúbal e Lukasz Madej que só jogou 8 vezes pela Académica. Mais conceituado era Dariusz Adamczuk também Medalha de Prata nos JO de 1992, mas que ficou nos Belenenenses…2 meses. Na defesa joagram Krzysztof Kazimierczak (1 jogo pelo Boavista) e Antoni Lukasiewicz (16 pela União de Leiria).