Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Visão do Peão

Parabéns, Ruben

40 anos longe do bicampeonato

27.01.25

Ruben Amorim faz hoje 40 anos. Tem cerca de um ano a menos do que eu e já fez pelo meu clube (não era o seu quando chegou e continua a não ser tanto como os sportinguistas gostariam) do que a  maior parte das pessoas. É fácil argumentar que é o melhor treinador de sempre do Sporting.

Como jogador, já se sabe, teve carreira profissional longe do brilhantismo, mas de assinalar. Afinal, foi profissional e jogou por Belenenses, Benfica ou Braga, antes de rumar a uma reforma dourada nas Arábias. E ainda jogou 14 vezes por Portugal, sendo chamado aos Mundiais de 2010 e 2014.

Depois de um percurso no Casa Pia ou Braga B, teve ascensão meteórica. Esteve no banco do Braga por 13 jogos, com 10 vitórias e a sensação de que estava ali o novo Mourinho. Só isso explica que o Sporting, longe dos títulos e sem grande dinheiro para investir, tenha gasto mais de 10 milhões para o resgatar.

O resto, é história. Amorim deixou o Sporting com a conquista de dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. 

Como eu temia, Amorim faz 40 anos fora do Sporting, sem que tenha ganho grande coisa com a mudança. O Sporting, em busca de um bicampeonato que lhe foge há décadas, tem mais 6 pontos do que os rivais, mas tem um plantel curto e nada está garantido. Sem a passagem desastrosa de João Pereira, o Sporting poderia ter o campeonato praticamente na mão. Rui Borges parece ter agarrado o balneário e está a colocar a equipa no caminho certo. Já Amorim, a 27 de janeiro não recebeu um reforço sequer e o gigante adormecido (ou em coma) ocupa um modesto 12.º posto da Premier League.

Parabéns, Ruben.

1 comentário

Comentar post