Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Morreu Pacheco

Ex-Benfica e Sporting tinha apenas 57 anos

Francisco Chaveiro Reis
21
Mar24

Cópia de Design sem nome (1).png

António Pacheco morreu, com apenas 57 anos. Extremo algarvio, foi internacional por Portugal e defendeu Benfica e Sporting. Nascido em Portimão, Pacheco jogou pelo Torralta (também de Portimão), Portimonense e novamente pelo Torralta, onde se fez sénior. Em 1986-1987 estreou-se na primeira divisão pelo Portimonense, ao lado de Alhinho, Barão ou Forbs. A época correu-lhe tão bem que se mudou para a Luz.

Esteve seis anos no Benfica vencendo dois campeonatos, uma taça e uma supertaça. Logo na estreia, foi à final da Liga dos Campeões, perdida para o PSV. Já com Eriksen em vez de Toni, iria a nova final, perdendo-a desta vez para o Milan. Fez 162 jogos pelo Benfica, convivendo com inúmeros craques.

No chamado Verão Quente de 1993, mudou-se para o Sporting, com Paulo Sousa. João Pinto terá sido convencido, mas voltou atrás e ficou. O sporting terá aproveitado as dificuldades financeiras do Benfica. Em Alvalade, apenas uma Taça na segunda de duas épocas e apenas algum brilho na primeira, devido a lesões.

Seguiram-se Belenenses, Reggiana, Santa Clara, Atlético, Estoril e regresso ao Atlético, onde terminou a carreira, em 2001. Jogou 6 vezes pela seleção A de Portugal. Estreou-se na Luz, num 1-1 com a Bélgica em fevereiro de 1989 e despediu-se nas Antes, num 1-1 com a Áustria, em setembro de 1991.

Teve uma curta carreira como treinador, no Atlético e Portimonense.