Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Os 26

Uma perspectiva

Francisco Chaveiro Reis
26
Set22

Visão do Peão (3).png

A poucas semanas do Mundial, poucas dúvidas restarão a Fernando Santos quanto ao lote final de jogadores a estarem no Catar. Vejamos quem são as hipóteses mais fortes.

Na baliza, parece quase certo que Costa (FCP), Patrício (Roma) e (Wolverhampton) são as escolhas. Lopes (Lyon) e Silva (Bétis) devem ficar de fora, restando apenas um dos campeões da Europa de 2016. Nas alas defensivas, também não há espaço para surpresas. Em condições normais, ou seja, sem lesões ou baixas de forma repentinas, vão Dalot (United), Cancelo (City), Raphel (Dortmund) e Mendes (PSG). É certo que ficam de fora vários homens de grande qualidade, mas a seleção estará muito bem representada neste setor. Também forte, estará a defesa, com três nomes certos: Pepe (FCP), Danilo (PSG) e Dias (City). O quarto central será uma das poucas hesitações de Fernando Santos. Djaló (Lille) deve ter vantagem sob Carmo (FCP), Inácio (Sporting) e Fonte (Lille), um habitual da seleção até há pouco, mas possivelmente uma opção arriscada quando já se leva outro veterano e um homem adaptado.

No meio, não devem haver surpresas e Pedro Gonçalves, figura do Sporting deve mesmo ficar de fora. Neves, Moutinho e Nunes (Wolverhampton), Palhinha (Fulham), Fernandes (United), Vitinha e Sanches (PSG) e William (Bétis) devem ser chamados. Acredito que tal como Pote, também João Mário (Benfica) ficará de fora para acomodar Moutinho, habitual nas chamadas. São oito médio de grande qualidade e que dão garantias mesmo que pessoalmente trocasse 2 ou 3 nomes.

No ataque, não se contam com muitas surpresas. Acredito que Ramos (Benfica) fará companhia a Ronaldo (United) e Félix (Atlético) mais pelo meio. Bernardo (City), Leão (Milan) e Jota (Liverpool) são nomes certos e o 26.º poderá ser uma meia surpresa: Trincão (Sporting) ou Jota (Celtic). Mas, conhecendo Santos não admira que opte por um nome mais familiar como o de Guedes (Wolverhampton) ou que mantenha a justa aposta em Horta (Braga).

É bem provável que os 26 sejam: 1-Patrício, 2-Cancelo, 3-Pepe, 4-Dias, 5-Guerreiro, 6-Palhinha, 7-Ronaldo, 8-Moutinho, 9-Ramos, 10-Bernardo, 11-Fernandes, 12-Sá, 13-Danilo, 14-William, 15-Leão, 16-Sanches, 17-Djaló, 18-Neves, 19-Horta, 20-Dalot, 21-Jota, 22-Costa, 23-Félix, 24-Nunes, 25-Mendes e 26-Vitinha.