Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Sex | 21.10.22

Obafemi Martins

Francisco Chaveiro Reis

Design sem nome (2).png

Veloz, possante e goleador, o nigeriano Obafemi Martins fez 49 golos pelo gigante Inter, tendo também dado nas vistas em Inglaterra e EUA. Hoje com 37 anos, retirou-se há cerca de dois anos, após uma carreira bastante interessante. Martins, nascido em Lagos, mudou-se muito cedo para Itália, tendo passado pelas escolas da Reggiana e Inter antes de se estrear como sénior no clube de Milão. Numa equipa que tinha Maniero, Crespo, Batistuta ou Ventola, ficou-se pelos 3 golos. Na segunda época, assumiu-se como titular e subiu para os 11 golos. À terceira, ainda melhor, fez 22 e ajudou a vencer a taça italiana, ao lado de Adriano, Stankovic ou Kily. Na sua última época em Milão, fez 13 golos, vencendo campeonato, taça e supertaça, ao lado de Figo.

Em busca de maior destaque, mudou-se para o Newcastle onde passou três épocas e fez 35 golos, com a mítica camisola 9 do clube nordestino. Começou depois uma carreira de globetrotter, passando por Alemanha, Rússia, regresso a Inglaterra e ida para Espanha, com números modestos. Reencontrar-se-ia na MLS, fazendo 41 golos pelos Seattle Sounders, vencendo uma taça. Seguiu-se a etapa na China, onde acabaria a carreira, com mais um título, o da liga chinesa.

Pela Nigéria, fez 18 golos em 42 partidas, tendo jogado as CAN de 2006, 2008 e 2010 e o Mundial de 2010, jogando, portanto todas as grandes competições no seu continente.