Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

O resto da época

Francisco Chaveiro Reis
05
Mar18

fcp.jpg

O Sporting perdeu no Dragão e está a três pontos do fulgurante Benfica e do ainda melhor FCP. Não se deve atirar a toalha ao chão e deve lutar-se por todos os pontos, mas é difícil que este Sporting suba do terceiro posto. Acredito que isto se fique a dever aos tumultos internos que obviamente afetaram a equipa e às más compras de janeiro.

wendel_na_academia_8_foto_sporting31825b8e.jpg

Lumor, Misic, Wendel, Ribeiro e Montero nada acrescentaram à equipa. Já se sabe que os reforços de Inverno devem ter qualidade para ajudar a equipa de caras. Tal não acontece. Fazia falta um bom defesa-esquerdo que desse descanso a Coentrão. Lumor tem valor e futuro mas para já, Jesus não confia nele e prefere cansar mais Acuña do que dar minutos ao jovem africano. Misic é aposta para render William num futuro próximo mas parece que por enquanto não só tem o internacional português à frente como Palhinha e Petrovic estão mais adiantados na corrida. Wendel, que custou 7 milhões e não duvido que tenha grande futuro, nem se fala. Nem um minuto jogado. Pode vir a ser um médio de topo mas o Sporting precisava de mais qualidade já. Ribeiro, tendo boa técnica, não é extremo nem segundo avançando, andando no mesmo limbo de Bryan, de jogador de classe mas inconsequente. Por fim, Montero. A ideia de repescar um suplente de luxo que entrava para marcar golos, era boa. Mas não tem resultado. Montero não acerta com a baliza e não se dá com a equipa. Foram quase 10 milhões gastos para a equipa continuar sem grande banco.

capel.jpg

O que deve ser o resto da época? Esperar simplesmente que chegue a próxima? Nada disso. O Sporting tem uma palavra a dizer na Taça de Portugal e na Liga Europa. Na Prova Rainha, “basta” vencer o FCP em casa, por 2-0. Não é fácil mas está perfeitamente ao alcance da equipa, sobretudo se contar com Gelson e Dost, os seus maiores desequilibradores, apoiados por Fernandes. E há a Europa. O Sporting precisa de se afirmar na Europa e deve voltar a fazer uma boa campanha após a final de 2005 e as meias de 2012. Por enquanto, tem que dar conta do Plzen. Apesar de ser uma boa equipa, está ao alcance do Sporting. Quando dermos por nós, estamos nos quartos. Há “gigantes” como Milan, Arsenal, Atlético, Dortmund ou Lázio mas em duas mãos, quem diz que o Sporting não pode sonhar? Chegar, pelo menos, aos quatro últimos é bem possível. Na liga, é continuar a fazer tudo para vencer. Afinal de contas, nunca se sabe…