O novo novo rico
O Newcastle United, clube do cinzento nordeste inglês, prepara-se para ser o mais recente novo rico da Premier League, piscando o olho às histórias de sucesso de Chelsea e City, que passaram de equipas de meio da tabela a equipas de topo.
Estará quase terminada a operação de compra do clube pelo saudita Mohamed Bil Salman, avaliada em cerca de 300 milhões de euros. O primeiro passo, que parece já estar alinhavado é o de contratar Mauricio Pochettino que deu nas vistas nos bancos de Sothampton e Tottenham. O argentino já terá, inclusive, manifestado o seu primeiro desejo ao novo “patrão”: Coutinho. Apagado no Inter, Barcelona e Bayern, Coutinho teve os melhores dias da carreia em Inglaterra e poderá vir a liderar um plantel de grande qualidade. O goleador francês, Dembelé, que atua no Lyon e tem sido ligado ao Manchester United, é outro nome falado, bem como Koulibay (Nápoles), Vidal (Barcelona), Van de Beek (Ajax), Fekir (Bétis), Borini (Hellas) ou Cavani (PSG).
Os fieis adeptos do Magpies, que viram o clube descer e subir nos últimos anos, mantiveram-se sempre fieis e estiveram sempre presente, em massa, no lindíssimo Saint James Park e terão certamente dias mais felizes a partir da próxima época. Fundado há 127 anos, venceu 4 campeonatos ingleses, o último dos quais em 1927. O último título conquistado, foi um campeonato da segunda divisão, há três anos. Numa história algo semelhante à do Chelsea, o Newcastle é um gigante adormecido onde não devem caber, no próximo plantel, a maior parte dos seus ativos.
Este verão, o suposto novo colosso, teve uma falsa partida. Agora, atacará o mercado, na esperança de lutar com Liverpool, City, Chelsea, Arsenal, Tottenham e United pelo título que quase quase conseguiu a meios dos anos 90.