Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Qui | 12.05.22

O fim de uma era

Francisco Chaveiro Reis

 

É o fim de uma era. Giorgio Chiellini vai deixar a Juventus, que representava desde 2005. Após 17 anos em Turim, o central de 37 anos, que também já anunciou a renuncia à seleção italiana, vai deixar o Calcio e deve reformar-se na MLS.

Chiellini, natural de Pisa, fez a formação no Livorno e fez parte da equipa A do clube desde os 16 anos. Depois de uma excelente época 2003-2004, fazendo 42 jogos na Série B, aos 19 anos, chamou a atenção da Fiorentina e também na série A, pegou de estaca. Não tardou a mudar-se para um clube maior. No verão de 2005, chegou a Turim. Se o balanço é positivo, também é verdade que Chiellini apanhou a Juve numa altura em que foi apanhada num escândalo, perdeu títulos na secretaria e acabou na segunda divisão. Chiellini acompanhou a queda. No segundo ano na Juventus, foi campeão da segunda divisão ao lado de estrelas como Buffon, Tudor, Zebina, Camoranesi, Nedved, Del Piero, Zalayeta ou Trezeguet. E em 2007, regressou à Série A, já com reforços de peso: Jorge Andrade, Tiago ou Iaquinta.

Em 2011-2012, a Juventus já era de novo a equipa de topo da Série A e iniciou a fabulosa proeza de conquistar nove ligas consecutivas. Chiellini foi sempre o patrão da defesa (em parceria com Bonucci e/ou Barzagli) e conviveu com alguns dos maiores craques do mundo. Venceu ainda cinco taças e quatro supertaças. Sairá como o terceiro jogador da história da Juve com mais jogos. E, ainda venceu um Euro pela sua seleção.