Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Qui | 07.04.16

O Chelsea de Conte

Francisco Chaveiro Reis

 

Edinson-Cavani-615322.jpg

Prevejo que a Itália não faça grande campanha no Europeu. Tem um futebol limitado e poucos intérpretes de topo. Teve até que naturalizar alguns brasileiros (nada contra) como Jorginho ou Éder para aumentar e melhorar o plantel. Prevejo que a vida de Conte, selecionador, não melhore muito depois da estádio em França. É que, como se sabe, o antigo camisola oito da Juventus, vai treinar o Chelsea (foleira esta nova moda de se anunciar o novo treinador com o velho em funções).

Em Inglaterra enfrentará o desconhecido. Conte nunca saiu de Itália enquanto jogador, nem mesmo quando a Premier League descobriu o Calcio e lá foi buscar alguns contemporâneos de Conte como Zola, Vialli, Ravanelli ou Di Matteo. Conte precisará de tempo para se adaptar. Enquanto se adapta terá que enfrentar alguns dos melhores treinadores do mundo, mais do que habituados a treinar em Inglaterra. Lembro-me de Mourinho, Guardiola ou Pochettino. Mas posso aqui chamar ainda Klopp, Wenger ou Ranieri. Todos terão mais experiência de Premier do que Conte. E já se sabe que o Chelsea, mesmo sendo grande há poucos anos, não tem paciência para falhar.

Conte tem o desafio de ter um plantel competitivo numa altura em que, graças aos direitos televisivos, todas as equipas inglesas são riquíssimas. O que distinguia o Chelsea até aqui – dinheiro e abundancia – também existe noutros clubes. Clubes que vão à Champions ou pelo menos à Liga Europa.

O Chelsea deve apostar numa razia ao seu plantel. Façamos uma pequena análise.

Baliza – Courtois deve manter-se e ser o titular. Begovic mostrou estar pronto a assumir a baliza sempre que necessário.

Defesa – Ivanovic, Azpilicueta e Baba devem manter-se nas alas. Conte poderá optar por chamar um dos emprestados (o Chelsea tem dezenas de emprestados) – Aké ou Kalas, por exemplo; continuar a aposta em Kenedy ou ir ao mercado. De qualquer modo, as alas defensivas prometem qualidade. No centro, Zouma dá garantias e Cahill também deve continuar. Terry, na fase descendente deve mudar de ares, quem sabe indo para os EUA. Fazem falta, portanto, dois homens. Aposto na pesca em Itália e na Juventus, com Conte a olhar para Bonucci.

Meio-campo – Acredito que Conte use um duplo pivô defensivo e que para isso queira manter Mikel, Matic e Fabregas. Querará outro homem. Pogba, da Juventus, seria perfeito mas a vontade de Conte deve esbarrar na preferência do francês por um gigante que jogue a Champions e lhe possa pagar o mesmo do que os blues. Acredito que Marchisio, Cabaye ou Kanté sejam considerados.

Ataque – Hazard é pretendido pelo Real mas creio que pode ficar mais um ano para mostrar que pode voltar a ser o melhor da melhor liga do mundo. Pedro, muito abaixo da sua qualidade, pode continuar e ser uma figura de destaque. Acredito que Cuadrado e Moses, emprestados, possam ser boas opções. Para a posição 9, Bertrand Traoré tem mercado e deve continuar mas são necessárias mais duas opções. Cavani, que Conte admira, deve ser a primeira opção. Madzunkic, Ighalo ou Vardy podem ser também opções.