Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

NIKE PRO COMBAT RECOVERY HYPERTIGHT

23.01.14, Francisco Chaveiro Reis

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudos têm demonstrado que a recuperação dos atletas é tão importante como o treino e a preparação, e que o processo de recuperação tem um grande impacto na performance. A capacidade de o corpo humano recuperar das várias agressões que resultam da prática de desporto é uma ciência fascinante.

 

A  Nike apresenta o seu primeiro produto concebido especificamente para apoiar o processo de recuperação, Nike Pro Combat Recovery Hypertight. As calças foram desenvolvidas com base nas opiniões de atletas, cientistas, fisiologistas, treinadores e nos dados da Nike Sport Research Lab (NSRL).

 

INOVAÇÃO DE RECUPERAÇÃO

 

As Nike Pro Combat Recovery Hypertight foram criadas para serem utilizadas fora da competição, durante a “recuperação activa” – enquanto o corpo se move mas sem competir ou participar em exercícios intensos. A compressão gradual fornecida pelo seu design avançado visa zonas específicas da perna, auxiliando a recuperação.

 

“A nossa pesquisa concluiu que a compressão gradual pode ajudar à recuperação de impacto”, afirma Eddy Harber, Nike Innovation Design Director. “As novas Nike Recovery Hypertight foram desenvolvidas e testadas com alguns dos melhores atletas e equipas do mundo, em vários desportos”.

 

VISÃO DOS ATLETAS

 

Durante décadas, os atletas têm procurado soluções eficazes de recuperação – banhos gelados, ligaduras de compressão e pomadas musculares. A actual exigência de treino dura 365 dias por ano para atletas de topo, com as temporadas oficias a prolongarem-se durante meses. Os corpos são postos à prova; os músculos são desgastados, especialmente nas pernas.

 

Atletas de topo em vários desportos, incluindo a estrela de basquetebol LeBron James, estiveram envolvidos em testes e no desenvolvimento das Nike Recovery Hypertight, fornecendo um feedback crucial.

 

“As calças ajudam à minha performance pelo simples facto de que sou capaz de recuperar de jogo para jogo, e consigo sentir-me bem novamente antes do jogo começar e durante o jogo”, afirma LeBron James.

 

DESIGN E DESENVOLVIMENTO

 

O designer Eddy Harber trabalhou com uma equipa nos testes e desenvolvimento das Nike Recovery Hypertight durante mais de 18 meses. Depois de identificar o desafio de ajudar os atletas a recuperar mais rápido, a equipa procurou uma solução.

 

A equipa seguiu a noção de que a compressão ajuda a reduzir o inchaço que por sua vez ajuda à recuperação muscular. Depois de vários protótipos e testes abrangentes, a equipa de design da Nike encontrou exactamente aquilo que procurava: uma compressão gradual e confortável que reduz o inchaço muscular ao colocar pressão exactamente onde esta é necessária.

 

A quantidade de compressão fornecida pelo padrão eléctrico cria uma transição suave pela perna, com compressão mais firme no tornozelo, onde o inchaço pode ser mais crítico.

 

As Nike Pro Combat Recovery Hypertight vão estar disponíveis em Nike.com e em lojas seleccionadas a partir de 3 de Fevereiro.

 

 

Imagens em alta resolução:

http://nikeinc.com/news/introducing-the-nike-pro-combat-recovery-hypertight#/inline/26696

 

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=0vlua43mzxM