Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Messi vence Bola

Oitava da carreira

Francisco Chaveiro Reis
31
Out23

Visão do Peão (2).pngMessi é o vencedor da Bola de Ouro, da France Football vencendo o trofeu pela quarta vez, superando Cristiano Ronaldo, Johan Cruijff, Marco Van Basten e Michel Platini, que venceram por três vezes. Note-se que entre 2010 e 2015, o prémio foi entregue em parceria com a FIFA e denominado FIFA Ballon d'Or, com Messi a vence-lo por 4 vezes e Ronaldo, por 2. Ou seja, as contas também podem dar 8 Bolas para Messi e 7 para Ronaldo. 

Visão do Peão.pngO argentino, campeão do mundo, deve ter-se despedido deste prémio, superando Haaland e Mbappé, candidatos à vitória nos próximos anos. O top 10 completa-se com De Bruyne, Rodri, Vinicius, Julian Alvarez, Osimhen, Bernardo Silva e Modric. O segundo português mais bem classificado foi Ruben Dias, em 30.º.

Visão do Peão (1).pngO Ballon d'Or, criado pela revista francesa France Football, nasceu em 1956 e até 1994, apenas premiava jogadores europeus. Os portugueses Eusébio (1966) e Figo (2000) foram laureados antes de Ronaldo mas a lista inclui vencedores ingleses (Stanley Matthews, Bobby Charlton, Kevin Keagan e Michael Owen); os espanhóis (Di Stefano e Suarez); os franceses (Kopa, Zidane, Papin e Benzema, além de Platini), italianos Sivori, Rivera, Rossi, Baggio e Cannavaro; os checos Masopust e Nedved; os russos Yashin, Blokhin e Belanov; o escocês Law; o húngaro Albert; o norte-irlandês Best; os alemães Muller, Beckenbauer, Rummenigge, Matthäus e Sammer; os neerlandeses Cruijff, Gullit e Van Basten; o dinamarquês Allan Simonsen; o búlgaro Stoichkov; o liberiano Weah.