Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Manny Pacquiao preparado para a luta

30.04.15, Francisco Chaveiro Reis

unnamed.jpg

 

 

Manny Pacquiao pode muito bem ter os ombros mais largos do mundo do desporto. A cada dia que treina e cada vez que entra no ringue carrega aos ombros o peso de uma nação.

 

Além das expetativas de mais de 100 milhões de filipinos, Pacquiao está perpetuamente rodeado por fãs, colegas de treino, parceiros de negócios, meios de comunicação e investidores à procura de algo da sua parte. Tantas pessoas querem um momento do seu precioso tempo que este tem de ser dividido diariamente entre sessões de treino, refeições e preciosas horas de sono.

 

Tendo em conta a montanha de potenciais distrações que o atleta enfrenta diariamente, a concentração torna-se o elemento mais importante do seu treino e da sua preparação. Uma mentalidade levada ao extremo nos dias que antecedem o seu muito antecipado combate em Las Vegas, a 2 de Maio.

 

“Adoro ter pessoas à minha volta enquanto treino. Mas tens de preparar a tua mente, treinar a tua mente”, afirmou Pacquiao, o único pugilista a vencer títulos nos campeonatos mundiais em oito categorias de peso diferentes. “Quando te concentras, não tens de preocupar com ‘Oh, o que vou fazer? Talvez não esteja preparado’ ou algo assim. Mas tens paz de espírito e estás pronto para combater”.

 

Na área que rodeia o ginásio onde o atleta se exercita, em Los Angeles, o treino de Pacquiao tornou-se quase um desporto seguido por espetadores. A sua sessão imparável de exercício pode não ser solitária, mas ele treinou a sua mente a fechar-se às distrações que o rodeiam enquanto corre e se exercita nos degraus do estádio, fazendo treino base e lançamento de bolas pesadas.

 

“Quando tinha 16 anos, trabalhava arduamente. Treinava, treinava, treinava, treinava [o] dia inteiro. À medida que ficas mais velho, tens que equilibrar… equilibrar o teu corpo. Tens que dar tempo ao teu corpo para descansar”.

 

Pacquiao começou a sua carreira como amador em Manila quando tinha 14 anos, tornando-se profissional antes dos 17.

 

Agora com 36 anos, Pacquiao está a treinar para o combate mais mediático da sua carreira. Ao longo das últimas duas décadas, o atleta aprendeu muito acerca de si próprio e das melhores formas de preparar a sua mente e corpo.

 

“Tens de sobreviver”, acredita Pacquiao. “Tens de passar pelo trabalho árduo antes de conquistares a coroa”.

 

Série documental Inner Strength

Este é o terceiro documentário da série que captura a inspiração e a motivação que conduz os atletas da Nike no seu treino. Os seus percursos variam, bem como os seus objetivos, mas todos partilham uma obsessão em comum com o treino.

 

Imagens em alta resolução:

http://news.nike.com/news/inner-strength-manny-pacquiao

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.