Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Ter | 06.02.24

Lyon a subir

Francisco Chaveiro Reis

Cópia de Design sem nome (12).png

A par do Ajax, o Lyon, outrora campeão francês oito anos seguidos, foi a grande desilusão do início de época na Europa. Porém, ao contrário dos holandeses, que subiram até ao quinto posto, mesmo estando a impossíveis 21 pontos do líder PSV, os franceses só há dias passaram a respirar acima da linha de água (1-0 ao Marselha).

 

John Textor não tem tido uns meses fáceis, ele que é dono do Lyon e do Botafogo, que come se sabe perdeu o título brasileiro em cima da meta. Mas o americano pôs mãos à obra e a equipa está a reagir. Fabio Grosso, lateral esquerdo campeão do mundo em 2006, por Itália deixou o banco, onde se senta agora Pierre Sage, vindo das camadas jovens do clube.

 

E o mercado de janeiro trouxe bons presentes. O ataque, onde já morava Lacazette, figura maior do clube, regressado na época passada após 5 anos no Arsenal, recebeu Gift Orban, goleador nigeriano, vindo da liga belga onde marcou 32 golos em ano e meio. Said Benrahma, extremo argelino, veio do West Ham para acrescentar velocidade. Os jovens Diego Moreira e Malick Fofana também se juntaram ao grupo. Luiz Henrique, extremo que brilhou no Bétis será reforço, mas apenas depois de uma passagem no Botafogo.

 

O meio-campo passa a contar com o experiente Matic, com passagens por Benfica, Chelsea, United ou Roma e com Mangala, também médio defensivo, que se destacou no Estugarda. Paul Akouokou, vindo do Bétis, também ajuda a trancar o centro do campo. Do Botafogo, vieram o central Adryelson e o guarda-redes Lucas Perri.

 

O Lyon não será campeão e possivelmente, nem irá às competições europeias mas está bem apetrechado para fazer uma bela segunda volta com um 11 tipo assim: Lopes, Lovren, Caleta-Car e Adryelson; Mata, Matic, Tolisso, Caqueret e Tagliafico; Orban e Lacazette.