Lembrar a União de Leiria
Numa altura em que a União Desportiva de Leiria chegou às meias finais da Fase Final do Campeonato de Portugal e que pode regressar aos escalões profissionais, lembro aqui os momentos altos de um clube relativamente recente.
Fundada em 1966, a União de Leiria chegou à primeira divisão em 1979, acabando por descer de imediato à segunda. Fernando Peres e Fernando Tomé tomaram conta da equipa na estreia e no plantel moravam Vítor Pontes que viria a ser treinador da equipa anos mais tarde; Jorge Jesus, que também voltaria como treinador ou ainda o avançado Dinis, que passara por Sporting e Porto.
Na segunda divisão conheceria títulos. A União foi campeão em 1981 e em 1998. Mas voltemos à primeira onde a equipa conseguiu por duas vezes ser quinta classificada. Em 2000-2001, com Manuel José no banco e com uma equipa que contava com Costinha, Bilro, Nuno Valente, Tiago, Dinda, Paulo Alves ou Derlei, a Leiria ficou à frente do Benfica e atrás de Braga, Porto, Sporting e do campeão, Boavista. Em 2002-2003, com Manuel Cajuda a orientar a equipa, repetiu-se a quinta posição. Helton, João Paulo, Silas, Alhandra, Douala ou Hugo Almeida eram estrelas da equipa. Nesse ano, a equipa foi também ao Jamor, tendo perdido apenas por 0-1 com o Porto, fazendo a sua melhor época de sempre. Mourinho foi mais feliz e contou com o golo de Derlei, que representara a União. Cajuda fez jogar: Helton, Bilro, Renato, Gabriel e Edson; Leão, Aguiar, João Manuel, Silas e Paulo Gomes; Maciel. Jogaram ainda Márcio Mexerica, Douala e Alhandra.
Curiosamente, apesar dos quintos lugares, ficou na memória uma equipa que ficou em…sétimo. José Mourinho, vindo do Benfica, orientou a União de Leiria em 20 jogos, vencendo 9. Na memória ficou o bom futebol e a forma como tirou o máximo de homens como Derlei, Maciel, Tiago ou Valente, que levaria para o Porto e encheria de títulos.
Depois da primeira metade dos anos da primeira década dos anos 2000 ter sido de glória, o clube acabou por ceder a problemas financeiros que o levaram aos campeonatos amadores, de onde tenta agora sair.