Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Sab | 04.03.17

Lembrando os craques 3 - Van Basten

Francisco Chaveiro Reis

2836231_full-lnd.jpg

Marcel "Marco" Van Basten, nascido há 52 anos em Utrecht na Holanda, trabalha hoje em dia para a FIFA. Conhecido como um dos melhores avançados de sempre, Van Basten teve uma carreira modesta como treinador tendo treinado sem grande sucesso, o AZ, Heerenveen e a sua seleção, como treinador principal. 

maxresdefault.jpg

Em 1982 estreou-se pelo Ajax, um dos dois clubes que representou na sua carreira. Jogou seis anos em Amsterdão, tendo marcado uns impressionantes 163 golos. Jogou ao lado de craques como Blind ou Ronald Koeman. Pelo Ajax, venceu três ligas holandesas, três taças e um supertaça europeia. Sem surpresa, mudou-se para Itália, o campeonato mais forte à época. O seu destino foi o Milan.

maxresdefault (1).jpg

Esteve em San Siro de 1987 até 1995. Uma grave lesão fez com que não jogasse nos últimos dois anos da sua carreira, tendo-se retirado aos 30 anos. Fazendo um trio de luxo com os compatriotas Ruud Gullitt e Frank Rijkaard, que já conhecia dos tempos do Ajax, liderou um período de ouro do Milan: três campeonatos italianos, três supertaças de Itália, duas Ligas dos Campeões e duas Supertaças Europeias. Marcou 134 vezes com a camisola rossonera.

190639.jpg

Pela sua seleção, jogou 58 vezes, tendo marcado 33 golos, incluindo este, um dos melhores de sempre do jogo. Valeu o Campeonato da Europa de 1988.