Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Visão do Peão

26 de Janeiro, 2024

Klopp deixa Liverpool

Surpresa na Premier League

Francisco Chaveiro Reis

Cópia de Design sem nome (2).png

Jurgen Klopp acaba de chocar o mundo do futebol ao anunciar que vai deixar o Liverpool já no fim desta época. O alemão diz-se a ficar “sem energia”, apesar de ressalvar que “adora tudo no clube”. Klopp chegou a Liverpool em 2015, tendo vencido uma Liga dos Campeões, uma Supertaça da UEFA, um Mundial de Clubes, uma Premier League, uma FA Cup, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Inglaterra. Com a ajuda de homens como Mané, Salah, Firmino, Jota, Henderson ou Virgil, juntou o bom futebol aos títulos e tornou-se numa figura marcante na história do clube.

Cópia de Design sem nome (4).png

Klopp, médio de talento limitado, passou a carreira quase toda a jogar pelo Mainz (325 jogos e 52 golos) tendo treinado a equipa durante 5 anos. O grande salto na carreira deu-se quando foi contratado pelo Borussia Dortmund, onde ficou mais 7 anos. Em Dortmund, venceu duas Bundesligas, uma Taça e duas Supertaças. Por lá, ajudou a desenvolver o talento de homens como Lewandowski, Kagawa, Aubameyang, Gotze, Sahin ou Subotic. Em 2013 chegou à final da Liga dos Campeões perdendo-a para o rival Bayern de Munique.

Cópia de Design sem nome (3).png

Começará agora a procura por um substituto. Um nome que parece óbvio é o de Xabi Alonso. O espanhol jogou no clube entre 2004 e 2009, sendo uma das estrelas da equipa que venceu a Liga dos Campeões em 2005. Mas, sobretudo, está a construir uma bela carreira de treinador. Hoje comanda o Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga e uma equipa com um modelo de jogo atrativo e eficaz. O Liverpool terá certamente outros nomes em conta. Pela questão emocional, Steven Gerrard, que fez um trabalho interessante no Rangers, pode ser hipótese; treinadores em destaque na Premier League em clubes de menor dimensão como Roberto De Zerbi ou treinadores experimentados como José Mourinho, que treinou Chelsa, United e Tottenham.

Cópia de Design sem nome (1).png

Quanto a Klopp, tendo ganho quase tudo e com vontade de descansar, acredito que tire um ano sabático, podendo depois tornar-se selecionador de Alemanha, Inglaterra ou de um país menos óbvio, como o Brasil.

5 comentários

Comentar post