Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Visão do Peão

Klopp deixa Liverpool

Surpresa na Premier League

Francisco Chaveiro Reis
26
Jan24

Cópia de Design sem nome (2).png

Jurgen Klopp acaba de chocar o mundo do futebol ao anunciar que vai deixar o Liverpool já no fim desta época. O alemão diz-se a ficar “sem energia”, apesar de ressalvar que “adora tudo no clube”. Klopp chegou a Liverpool em 2015, tendo vencido uma Liga dos Campeões, uma Supertaça da UEFA, um Mundial de Clubes, uma Premier League, uma FA Cup, uma Taça da Liga e uma Supertaça de Inglaterra. Com a ajuda de homens como Mané, Salah, Firmino, Jota, Henderson ou Virgil, juntou o bom futebol aos títulos e tornou-se numa figura marcante na história do clube.

Cópia de Design sem nome (4).png

Klopp, médio de talento limitado, passou a carreira quase toda a jogar pelo Mainz (325 jogos e 52 golos) tendo treinado a equipa durante 5 anos. O grande salto na carreira deu-se quando foi contratado pelo Borussia Dortmund, onde ficou mais 7 anos. Em Dortmund, venceu duas Bundesligas, uma Taça e duas Supertaças. Por lá, ajudou a desenvolver o talento de homens como Lewandowski, Kagawa, Aubameyang, Gotze, Sahin ou Subotic. Em 2013 chegou à final da Liga dos Campeões perdendo-a para o rival Bayern de Munique.

Cópia de Design sem nome (3).png

Começará agora a procura por um substituto. Um nome que parece óbvio é o de Xabi Alonso. O espanhol jogou no clube entre 2004 e 2009, sendo uma das estrelas da equipa que venceu a Liga dos Campeões em 2005. Mas, sobretudo, está a construir uma bela carreira de treinador. Hoje comanda o Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga e uma equipa com um modelo de jogo atrativo e eficaz. O Liverpool terá certamente outros nomes em conta. Pela questão emocional, Steven Gerrard, que fez um trabalho interessante no Rangers, pode ser hipótese; treinadores em destaque na Premier League em clubes de menor dimensão como Roberto De Zerbi ou treinadores experimentados como José Mourinho, que treinou Chelsa, United e Tottenham.

Cópia de Design sem nome (1).png

Quanto a Klopp, tendo ganho quase tudo e com vontade de descansar, acredito que tire um ano sabático, podendo depois tornar-se selecionador de Alemanha, Inglaterra ou de um país menos óbvio, como o Brasil.

5 comentários

Comentar post