Daniel Amokachi
Heróis esquecidos
Daniel Amokachi acabará 2024 com 52 anos. Atrás de si tem uma carreira de goleador, na Bélgica, Inglaterra, Turquia, EUA e Nigéria.
Amokachi começou a jogar no final dos anos 80, pelos Ranchers Bees, após ter feito a formação no Kaduna United, da terra onde nasceu. Entrou na Europa pela porta do Club Brugge. Conhecido como Touro, o potente avançado marcou 35 golos em 4 épocas, sendo que na estreia, pouco jogou. Na segunda época, foi campeão e chegou às meias finais da Taças das Taças, marcando nas meias finais ao Bremen. Na terceira, venceu a supertaça, ficando sem títulos na última época na Bélgica.
Ainda começou a época de 1994-1995 no Club Brugge, mas juntou-se ao Everton para duas boas épocas. Marcou 14 vezes pela equipa de Liverpool, fazendo golos memoráveis. Venceu a FA Cup, em Wembley, ao Manchetser United. Na segunda época, venceu a supertaça, apesar de não ter saído do banco, na partida contra o Blackburn Rovers, de Shearer e companhia.
O próximo passo seria a liga turca e o Besiktas. Marcou 9 vezes na estreia e ficou em segundo na liga. Mais 9 golos na segunda época e uma Taça da Turquia. Na última época, 4 golos e uma supertaça. Em 1999, assolado pelas lesões, deixou a Turquia e praticamente acabou a carreira não se conseguido estrear pelo Columbus Crew ou Lusitanos nem tendo chegado a assinar por Manchester City, Tranmare Rovers ou TSV Munique.
Pela Nigéria 13 golos em 44 jogos. Esteve nos Mundiais de 1994 e 1998; nas CAN de 1990 e 1994; na Taça das Confederações de 1995 e nos Jogos Olímpicos de 1996. Em 1994, na Tunísia, não marcou mas foi titular em todos os jogos, sendo campeão africano. No mesmo ano, esteve no Mundial dos EUA, marcando duas vezes. Marcou no 3-0 à Bulgária e no 0-2 à Grécia. Em 1996, de novo nos EUA, foi campeão olímpico, marcando na final à Argentina.