Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Ter | 24.09.24

Filho de Zizou reforma-se

Francisco Chaveiro Reis

Cópia de Design sem nome (13).png

A carreira de Enzo Zidane acabou aos 29 anos. Nascido em Bordeus em 1995, o filho mais velho de Zizou, carrega o nome de dois craques mundiais, o do pai, cujo percurso como jogador e treinador é um dos mais brilhantes de sempre e o de Enzo Francescoli, estrela uruguaia que o pai admira. E terá sido justamente o peso do nome a fazer com que a carreira de Enzo ficasse já por aqui. Com outro pai, Enzo continuaria a ser opção em equipas espanholas de segunda ou terceira categoria, divertindo-se e vivendo disso. Assim, sendo ainda por cima, médio, a comparação será constante e a pressão, imensa, mesmo que cedo se tenha percebido que a dinastia não continuaria ao mais alto nível. Enzo justifica a decisão com a vontade de passar mais tempo com as três filhas e de se dedicar aos negócios.

Enzo, que tem algum talento, fez a formação no Real Madrid e passou pela equipa B, o Castilla. Em 2016-2017 ainda fez um jogo e um golo pela equipa principal, para a Taça do Rei, com o pai no banco e Pepe, Casemiro, James ou Asensio em campo. Seguiram-se passagens pelo Alavés, Lausanne-Sport, Rayo Majadahonda, Desportivo das Aves, Almeria e Rodez. Curiosamente a sua última época, 2023-2024, foi a sua melhor, com 29 jogos e 1 golo pelo Fuenlabrada.

Zidane é ainda pai de Luca, de 26 anos, atual guarda-redes do Granada. Formou-se também no Real Madrid e tem passado, com algum sucesso por clubes espanhóis como Eibar ou Rayo Vallecano;  de Theo, de 22 anos, médio a jogar no Córboba, após se formar na academia do Real Madrid e de Élyaz, defesa-central de 18 anos, a atuar no Bétis B, depois de também ter passado pelo Real.