Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Qui | 29.09.22

Fernando Baiano

Francisco Chaveiro Reis

Visão do Peão (1).png

Brasileiro, hoje com 43 anos, Fernando Baiano foi goleador no seu país, Espanha, Alemanha e EAU. Tudo começou no Corinthians no fim dos anos 90. No Timão, fixou-se em 1999, marcando 21 golos pela equipa principal, na estreia. Ajudou a vencer dois Paulistas, dois Brasileirões e um Mundial de Clubes, superando o Real Madrid na fase de grupos e o Vasco, na final. Saiu para o Internacional, onde fez 27 golos e conquistou o Gaúcho e depois para o Flamengo, onde marcou mais 16.

Entrou na Europa pela porta do Wolfsburgo, marcando 11 vezes. Regressou ao Brasil, para 6 golos no São Caetano e viajou para Espanha, onde teve sucesso. Começou no Málaga, com 9 golos ao lado de Amoroso, Wanchope, Edgar, Duda ou Litos e passou para o Celta. Em Vigo, servido por David Silva, fez 14 golos na primeira época. Na segunda, com a ajuda do compatriota Nenê, fez mais 18. O Celta desceu de divisão, mas, Baiano manteve-se na La Liga, jogando pelo Múrcia onde fez apenas 7 golos e voltou a descer.

Aos 30 anos, passou a jogar pelo Al Jazira com o também brasileiro Rafael Sóbis e voltou aos golos: 26 numa época e 22 na seguinte, conseguido os seus melhores números de sempre. Passaria depois para o Al-Wahda, sem o mesmo sucesso. Regressou ao São Caetano, foi até ao Al-Ittihad Jeddah e acabou a carreira no Mogi Mirim.