Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Fernando Baiano

Heróis de Culto

Francisco Chaveiro Reis
29
Set22

Visão do Peão (1).png

Brasileiro, hoje com 43 anos, Fernando Baiano foi goleador no seu país, Espanha, Alemanha e EAU. Tudo começou no Corinthians no fim dos anos 90. No Timão, fixou-se em 1999, marcando 21 golos pela equipa principal, na estreia. Ajudou a vencer dois Paulistas, dois Brasileirões e um Mundial de Clubes, superando o Real Madrid na fase de grupos e o Vasco, na final. Saiu para o Internacional, onde fez 27 golos e conquistou o Gaúcho e depois para o Flamengo, onde marcou mais 16.

Entrou na Europa pela porta do Wolfsburgo, marcando 11 vezes. Regressou ao Brasil, para 6 golos no São Caetano e viajou para Espanha, onde teve sucesso. Começou no Málaga, com 9 golos ao lado de Amoroso, Wanchope, Edgar, Duda ou Litos e passou para o Celta. Em Vigo, servido por David Silva, fez 14 golos na primeira época. Na segunda, com a ajuda do compatriota Nenê, fez mais 18. O Celta desceu de divisão, mas, Baiano manteve-se na La Liga, jogando pelo Múrcia onde fez apenas 7 golos e voltou a descer.

Aos 30 anos, passou a jogar pelo Al Jazira com o também brasileiro Rafael Sóbis e voltou aos golos: 26 numa época e 22 na seguinte, conseguido os seus melhores números de sempre. Passaria depois para o Al-Wahda, sem o mesmo sucesso. Regressou ao São Caetano, foi até ao Al-Ittihad Jeddah e acabou a carreira no Mogi Mirim.