FC Nostalgia
2024-2025 está a ser uma época de ouro para os amantes de camisolas de futebol. Marcas de topo como adidas e Puma estão a fazer a sua parte e outras, um pouco mais secundárias, como Kappa ou Errea estão igualmente no bom caminho. Para esta época de ouro, conta, curiosamente, a nostalgia. Estão na moda, modelos inspirados no passado.
Em Itália, destaca-se o equipamento do Hellas Verona, feito pela Joma, inspirado na camisola de 1984-1985, ano em que o clube venceu o título italiano.
Também em Itália, a Juve foi uma das equipas que ganhou um terceiro equipamento adidas, com um piscar de olhos ao passado. O bonito modelo apresenta um logotipo que a marca alemã raramente usa e um símbolo antigo da Juventus. Uma beleza, a que se juntam modelos semelhates para Bayern de Munique, Manchester United e Arsenal.
Em Espanha, Bétis e Las Palmas, vestidos pela Hummel, apostam em modelos inspirados nos anos 90.
Mas o que a Nike fez para os 125 do Barcelona foi recuperar o modelo usado há 25 anos, por ocasião dos 100 anos do clube.
Mas Inglaterra parece ganhar o prémio de equipamentos inspirados no passado. No regresso do Newcastle à adidas, o primeiro equipamento faz lembrar o de 2002-2003, mas o terceiro, esse, não engana. Homenageia o icónico modelo às listas cor de vinho e azul de 1995, usado por estrelas como Ginola ou Ferdinand. Já a Puma tinha tentado o mesmo, mas este é ainda mais especial.
Já o City tem um segundo equipamento bastante inspirado no seu icónico equipamento de 1998-1999, com as mesmas listas verticais azuis escuras e amarelas florescentes. Desta vez, é a Puma a lançar o equipamento e não a Kappa, de então. Dickov, heroi dessa época, apareceu este ano a lançar o equipamento. O avançado escocês ajudou a devolver o City à segunda divisão, num play-off no Wembley.
De regresso à Premier League, o Ipswich também se inspira no passado, com os cumprimentos da Umbro. Também o West Ham veste vintage, numa homenagem à conquista da FA Cup nos anos 60.
Na segunda divisão, também o Boro e a Errea lançaram um equipamento que celebra o terceiro ano consecutivo de união, após um período de grande sucesso nos anos 90. O segundo equipamento do clube inspira-se no segundo de 1998-1999.
Mas em termos de nostalgia, nada bate a liga sueca. Nos 100 anos do campeoanto, local, as equipas vão usar equipamentos inspirados em tempos idos.
Mais longe, nos EUA, também a MLS se rendeu à nostalgia, com a ajuda da adidas. Os KC Wizards e os LA Galaxy lançaram equipamentos semelhantes aos usados no início da liga.