Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Qua | 21.08.24

FC Nostalgia

Francisco Chaveiro Reis

Cópia de Design sem nome.png

2024-2025 está a ser uma época de ouro para os amantes de camisolas de futebol. Marcas de topo como adidas e Puma estão a fazer a sua parte e outras, um pouco mais secundárias, como Kappa ou Errea estão igualmente no bom caminho. Para esta época de ouro, conta, curiosamente, a nostalgia. Estão na moda, modelos inspirados no passado.

Cópia de Design sem nome (8).pngCópia de Design sem nome (7).png

Em Itália, destaca-se o equipamento do Hellas Verona, feito pela Joma, inspirado na camisola de 1984-1985, ano em que o clube venceu o título italiano.

Cópia de Design sem nome (12).png

Também em Itália, a Juve foi uma das equipas que ganhou um terceiro equipamento adidas, com um piscar de olhos ao passado. O bonito modelo apresenta um logotipo que a marca alemã raramente usa e um símbolo antigo da Juventus. Uma beleza, a que se juntam modelos semelhates para Bayern de Munique, Manchester United e Arsenal.

Cópia de Design sem nome (16).pngCópia de Design sem nome (15).png

Em Espanha, Bétis e Las Palmas, vestidos pela Hummel, apostam em modelos inspirados nos anos 90.

Cópia de Design sem nome (14).pngCópia de Design sem nome (13).pngMas o que a Nike fez para os 125 do Barcelona foi recuperar o modelo usado há 25 anos, por ocasião dos 100 anos do clube.

Cópia de Design sem nome (4).pngCópia de Design sem nome (3).pngCópia de Design sem nome (2).pngCópia de Design sem nome (1).pngCópia de Design sem nome.png

Mas Inglaterra parece ganhar o prémio de equipamentos inspirados no passado. No regresso do Newcastle à adidas, o primeiro equipamento faz lembrar o de 2002-2003, mas o terceiro, esse, não engana. Homenageia o icónico modelo às listas cor de vinho e azul de 1995, usado por estrelas como Ginola ou Ferdinand. Já a Puma tinha tentado o mesmo, mas este é ainda mais especial. 

Cópia de Design sem nome (6).pngCópia de Design sem nome (5).png

Já o City tem um segundo equipamento bastante inspirado no seu icónico equipamento de 1998-1999, com as mesmas listas verticais azuis escuras e amarelas florescentes. Desta vez, é a Puma a lançar o equipamento e não a Kappa, de então. Dickov, heroi dessa época, apareceu este ano a lançar o equipamento. O avançado escocês ajudou a devolver o City à segunda divisão, num play-off no Wembley.

Cópia de Design sem nome (1).png

De regresso à Premier League, o Ipswich também se inspira no passado, com os cumprimentos da Umbro. Também o West Ham veste vintage, numa homenagem à conquista da FA Cup nos anos 60.

Cópia de Design sem nome (8).pngCópia de Design sem nome (7).png

Na segunda divisão, também o Boro e a Errea lançaram um equipamento que celebra o terceiro ano consecutivo de união, após um período de grande sucesso nos anos 90. O segundo equipamento do clube inspira-se no segundo de 1998-1999. 

Cópia de Design sem nome (9).png

Mas em termos de nostalgia, nada bate a liga sueca. Nos 100 anos do campeoanto, local, as equipas vão usar equipamentos inspirados em tempos idos.Cópia de Design sem nome (12).pngCópia de Design sem nome (11).pngCópia de Design sem nome (10).png

Mais longe, nos EUA, também a MLS se rendeu à nostalgia, com a ajuda da adidas. Os KC Wizards e os LA Galaxy lançaram equipamentos semelhantes aos usados no início da liga.