Donato
Heróis de Culto
Nasceu no Brasil, é figura mítica na Corunha e foi internacional espanhol. Donato Gama da Silva, hoje com 59 anos, foi médio defensivo e defesa central, tendo começado no seu Brasil natal. Em 1983, estreou-se pelo América, antes de rumar ao Vasco da Gama. De 1984 a 1988, fez mais de 220 jogos e marcou 8 golos pelo Vasco, tendo ajudado nas conquistas de duas Taças Rio, duas Taças Guanabara e dois Campeonatos Cariocas. Privou com Roberto Dinamite, Romário, Sonny Anderson (a começar), Mazinho, Bismarck ou Acácio.
O passo seguinte natural foi a mudança para a Europa, ainda que tarde. Aos 26 anos chegou ao Atlético de Madrid de Futre para cinco épocas a bom nível com duas Taças do Rei consecutivas. Em 1991, não jogou no 1-0 ao Maiorca (Santaelena substituiu Futre e fez o único golo). Hassan, que jogaria no Farense e Benfica, foi titular no Maiorca. Em 1992, com Donato a jogar 90 minutos, 2-0 ao rival Real, em pleno Santiago Bernabéu, com golos de Futre e Schuster, que tinha vindo do Real há dois anos. Em 1993 mudou-se para o ambicioso Deportivo, onde ficou dez épocas.
Jogou 369 vezes pelo Depor, marcando 46 golos. Muitas vezes como capitão, foi o líder da equipa e foi determinante nos melhores anos do clube. Primeiro, uma tristeza. Em 1993-1994, um penálti falhado por Djukic impediu o Deportivo de ser campeão, pela primeira vez na sua história. Em 1995, venceu mais uma Taça do Rei. Na final, 2-1 ao Valência, com o golo da vitória a ser do mesmo Santaelena que lhe tinha a dado a primeira taça, no Atlético. Poucas semanas depois, a vitória na Supertaça, com um acumulado de 5-1 ao poderoso Real Madrid. Donato fez o primeiro golo do 3-0 da primeira mão. A glória maior veio em 2000, com a conquista da La Liga. Songo´o, Manuel Pablo, Naybet, Romero, Mauro Silva, Fran, Makaay ou Pauleta foram outros dos heróis. Bebeto, já não foi a tempo de ser campeão, depois de grandes anos no clube. Donato ajudaria ainda às vitórias da Supertaça de 2000, com um acumulado de 2-0 ao Espanhol de Pochettino e de 2002, com um acumulado de 4-0 ao Valência de Aimar. Antes, vencera mais uma Taça do Rei, com um 2-1 ao galáctico Real Madrid.
Com 40 anos e 20 anos de futebol, Donato reformou-se como o sexto jogador da história do Depor com mais jogos e o oitavo com mais golos. Naturalizado espanhol, fez 12 jogos e marcou 3 golos, tendo jogado o Euro 1996.