Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Ter | 05.11.24

Diego Capel em Lisboa

Francisco Chaveiro Reis

Diego Capel está em Lisboa para ver o seu Sporting. O extremo espanhol já vou o Sporting bater o City por 2-0, em Alcochete, para a Youth League e é de crer que receba a segunda maior ovação da noite, antes de ver o jogo da Liga dos Campeões. É um bom pretexto para lembrar a sua carreira e sobretudo a sua passagem pela liga portuguesa.

Capel, hoje com 36 anos, é natural de Albox e cedo saiu de casa. Primeiro, passou um ano nos sub-13 do Barcelona, com Piqué. Seria mais perto de casa, em Sevilha, que faria história. Entrou para os sub-17 do Sevilha em 2003 e de 2004 a 2007 fez 9 jogos pela equipa A, fazendo parte dos p. Em 2007-2008 fixou na equipa principal, fazendo 43 jogos. Venceu a Supertaça espanhola ao Real Madrid, jogando parte da primeira mão, em Sevilha, entrando para o lugar do português Duda. Em 2010, ajudou a vencer a Taça do Rei, marcando o primeiro golo da final, num 2-0 ao Atlético, no Camp Nou. Ficaria mais um ano, deixando o clube com um total de 260 jogos (88 na equipa B).

Surpreendeu o passo seguinte. Tricou a liga espanhola pelo Sporting, que não era campeão há anos e só voltaria a ser cerca de 10 anos depois. Mas, em quatro épocas, o espanhol conquistou as bancadas. Chegou a uma equipa orientada por Domingos, mas a época acabaria com Sá Pinto. O 11 mostrou desde logo a sua classe, com corridas rápidas nas alas e várias assistências. Era um homem que entusiasmava e na primeira época marcou 7 golos e fez 9 assistências. Foi até à final da Taça, perdida para a Académica e foi até às meias-finais da Liga Europa, eliminando o City, pelo caminho. Esteve também na terrível época seguinte, em que o Sporting teve quatro treinadores e terminou em sétimo. Na terceira época jogou sob o comando de Leonardo Jardim e despediu-se com Marco Silva e a conquista da Taça de Portugal.

Não contava para Jorge Jesus e aos 28 anos começou um período descendente. Jogou por Génova, Anderlecht, Extremadura, Birkirkara (Malta) e PASA Irodotos (Grécia), não chegando em nenhum a uma segunda época. Retirou-se aos 34 anos. 

Por Espanha jogou 2 vezes, fazendo 61 jogos pelas camadas jovens, pelos quais venceu um Europeu de sub-19 e um de sub-21.