Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Visão do Peão

Di Matteo

Heróis de culto

15.03.25

Médio italiano nascido na Suíça, foi em Inglaterra que mais se destacou. Falo de Roberto Di Matteo.Nasceu há 54 anos em Schaffhausen, Suíça, filho de pais italianos. Começou a jogar pelo clube da terra, em 1988, ficando três anos por lá, chegando a ter um tal de Joachim Low como colega de equipa. Mudou-se depois para o FC Zurich onde ficou mais um ano e no seu último ano na liga suíça, foi campeão pelo Aarau.

Em 1993, chegou a Roma para reforçar a Lázio. Com Signori, Casiraghi, Winter ou Negro, fez 33 partidas e destacou-se. Já com Chamot, Fuser e Boksic, na época seguinte, com Di Matteo novamente titular, a Lázio foi vice-campeã. Na Taça, a Lázio caiu apenas nas “meias” ante da Juventus, que conquistou a “dobradinha”. Já com Nesta no 11, ficou mais um ano, totalizando 115 jogos e 7 golos em três épocas, sem títulos. Uma discussão com o treinador checo Zeman, terá precipitado a sua saída.

Seguiu-se a Premier League. Foi mais um dos italianos a rumar a Inglaterra e logo se destacou. Em 1996-1997 foi o jogador mais utilizado pelo Chelsea, a par de Mark Hugues. E ganhou um título. Com Gullitt no banco, ajudou a vencer a FA Cup. Em Wembley, os blues venceram por 2-0 o Middlesbrough e Di Matteo inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. Petrescu, Wise, Zola e Vialli também entraram em campo nessa tarde. Foi o seu nono golo da época. No ano seguinte, marcou 10 golos e venceu dois títulos. Na Taça da Liga voltou a encontrar o Boro e Di Matteo voltou a marcar num jogo que voltaria a ser 2-0. Venceu ainda a Taça das Taças. Na final, contra o Estugarda, Di Matteo jogou os 90 minutos e Zola fez o golo da vitória.

Em 1998-1999, com Desailly, Ferrer, Babayaro, Le Saux, Poyet ou Tore Andre Flo, venceu a Supertaça Europeia. No Mónaco, 0-1 ao Real Madrid, com golo de Poyet. O Chelsea voltou às meias finais da Taça das Taças, sendo eliminado pelo Maiorca, evitando que Di Matteo jogasse contra a sua antiga equipa a última final de sempre da prova. Aos 30 anos, teria a sua última grande época, vencendo mais uma FA Cup. Em Wembley, o golo do 0-1 ao Aston Villa seria seu.

Herói de culto, Di Matteo acabou por se retirar cedo, devido a uma grave lesão. Retirou-se aos 31 anos. Como treinador, teve também o seu ponto alto no Chelsea, vencendo uma Liga dos Campeões em 2012 e uma FA Cup.

Por Itália, apenas 34 jogos e 2 golos. Ainda assim, foi a tempo de estar no Euro de 1996 e no Mundial de 1998.

2 comentários

Comentar post