Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Davids

Heróis de Culto

Francisco Chaveiro Reis
19
Out22

Design sem nome (2).png

Treinou o Olhanense e ficou conhecido por usar óculos em campo. Mas, Edgar Davids, filho da fabulosa escola do Ajax, é um dos melhores médios defensivos de sempre. Davids, claro, começou a sua vida futebolística em Amsterdão, fazendo o seu percurso nas escolas do Ajax até ser chamado à primeira equipa por Louis Van Gaal, em 1991-1992, aos 19 anos. Esteve em 16 jogos, fez 2 e ajudou a vencer a Taça UEFA, num auspicioso início de carreira. Na época seguinte, assumiu-se como titular e alcançou a fantástica marca de 11 golos. No terceiro ano, foi, finalmente, campeão e venceu a supertaça. Em 1994-1995, além da mítica vitória na Liga dos Campeões, venceu mais um campeonato e uma supertaça. No seu último, ano, venceu mais um campeonato, uma supertaça, a supertaça europeia e a taça intercontinental. Deixou o Ajax aos 24 anos, com mais de 100 jogos disputados.

A sua entrada na alta roda do futebol deu-se por Itália, a liga de maior relevo na altura. No Milan não conseguiu destacar-se mesmo com a companhia de Reizeger e Bogarde. Numa troca habitual entre gigantes italianos, acabou na Juventus, onde viveu, provavelmente os melhores anos da carreira. Esteve em Turim entre 1998e 2004, fazendo mais de 150 jogos. Venceu três campeonatos e duas supertaças e assumiu-se frequentemente como um dos melhores jogadores do mundo. Numa fase descendente da carreira, passaria um semestre emprestado ao Barcelona, passando depois por Inter e Tottenham, com sucesso moderado.

Davids, regressaria ao Ajax para mais 34 jogos, em dois anos. Sem a mesma influência de antes, venceria ainda uma taça holandesa antes de acabar a carreira em Inglaterra com passagens pelo Crystal Palace e Barnet.

Fez 74 jogos pela Holanda, tendo estado no Mundial 1998, onde os Países Baixos foram quartos. Ainda jogou os Euros 1996, 2000 e 2004.