Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

Curiosidades do Mundial, 15

Mundialistas que passaram por cá

Francisco Chaveiro Reis
30
Nov22

Design sem nome (10).png

Não faltam jogadores neste Mundial que tenham passado por Portugal. Desde logo, claro, os da seleção portuguesa: Patrício (Sporting), Sá (Marítimo e FCP), Cancelo (Benfica), Dalot (FCP), Mendes (Sporting), Dias (Benfica), Pepe (Marítimo e FCP), Danilo (Marítimo e FCP), Silva (Benfica), William, Palhinha, Nunes e Fernandes (Sporting), Vitinha e Neves (FCP), João Mário (Sporting e Benfica), Bernardo e Félix (Benfica), Ronaldo e Leão (Sporting), André (FCP) e Horta (Setúbal e Braga).

No Gana, mora o ex vitoriano, Mensah.

A Sérvia acolhe um grande contingente de jogadores que passaram por cá, sobretudo pela Luz: Zivkovic, Djuricic, Jovic, Radonjic e Stefan Mitrovic passaram pelo Benfica. Gudelj esteve no Sporting. No banco, mora Drulovic, adjunto que jogou com muito sucesso no Gil Vicente e FCP e ainda passou pelo Benfica. No mesmo grupo, Aboubakar, dos Camarões, passou pelo FCP e Seferovic, da Suíça, passou pelo Benfica. No Brasil, vários passaram por Portugal: Ederson (Rio Ave e Benfica), Danilo, Militão, Casemiro, Alex Telles e Alex Sandro (FCP), Thiago (FCP B), Fabinho (Rio Ave) e Raphinha (Guimarães e Sporting).

Na Bélgica, Vertonghen e Witsel jogaram no Benfica; na Costa Rica, Ruiz e Campbell, jogaram no Sporting e no Japão, Gonda defendeu o Portimonense e Maeda passou pelo Marítimo; na Dinamarca, Wass foi contratado pelo Benfica antes de ser emprestado ao Evian e na Austrália, Mabil jogou um ano no Paços de Ferreira.

Saleh Al Shehri (Arábia Saudita), que marcou à Argentina, passou por Mafra e Beira-Mar e na Argentina, Di Maria jogou no Benfica e Acuña, no Sporting. Na Inglaterra, Dier foi formado no Sporting e no Irão, Alireza Beiranvand esteve um ano no Boavista e o também guarda-redes Amir Abedzadeh jogou por Barreirense e Marítimo. A lista termina (pelo que me lembro) com Pedro Miguel (Catar), nascido em Portugal e que jogou no Aljustrelense e Farense, além de ter feito formação no Mem Martins, Benfica, Estrela da Amadora ou Estoril; com os senegalenses Loum (Braga, Moreirense e FCP) e Pathé  Ciss (União da Madeira e Famalicão) e com o equatoriano Plata, que esteve ligado ao Sporting.