Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Visão do Peão

Visão do Peão

Craques da bola, 9

Francisco Chaveiro Reis
29
Ago19

 

 

youri djorkaeff.png

Jorge Cadete, hoje com 51 anos e um negócio próprio na área da construção, será sempre lembrado como uma promessa do Sporting e sobretudo por um ano de ouro no Celtic, com as mesmas cores listadas do seu clube formador.

Nascido em Moçambique, Jorge começou a dar nas vistas já em Portugal, na Académica Santarém. Visto como goleador de futuro, foi contratado, ainda adolescente, pelo Sporting. Este ligado ao Sporting até 1995, fazendo 81 golos em 203 jogos. Pelo meio, marcou 10 golos pelo Vitória de Setúbal, emprestado. Contestatário do despedimento de Bobby Robson, Cadete acabaria por deixar Alvalade (no último ano de ligação esteve emprestado ao Bréscia) e rumar à Escócia.

Seria pelo Celtic que viveria o melhor ano da carreira. Em 47 jogos, marcou 38 golos e tornou-se no ídolo das bancadas, sendo até hoje, uma figura de culto. Nada venceria pelo clube, mesmo tendo ao lado, Di Canio. Ainda assim, pediu para ser transferido, alegando não se ter adaptado à vida na Escócia. Seguiu-se o Celta de Vigo, onde passou um ano, sem grande sucesso.

O Benfica não desperdiçou a oportunidade e Cadete voltou a Lisboa. Pierre van Hooijdonk, com quem tinha jogado no Celtic, também se mudou para a Luz na mesma altura. O holandês teria melhor sorte no Benfica. Acabou emprestado a Bradford e Estrela da Amadora, sem grande sucesso.

Em busca dos seus dias de glória, voltou à Escócia para jogar pelo modesto Partick Thistle, com pouco sucesso. Ainda passou por Pinhalnovense e São Marcos, mas só de verde e branco brilhou.

Numa época em que a seleção portuguesa não tinha presença assídua nas grandes competições, Cadete fez 33 jogos e marcou 5 golos entre 1990 e 1998, não tendo sido chamado para o Euro 96.

Acabada a carreira, Cadete lidou com graves problemas financeiros, felizmente ultrapassados e apesar de anos maus, deve ter orgulho na sua carreira como incrível marcador de golos.

1 comentário

Comentar post