Atacar Turim
Rumo à vitória
Vencer nos Açores mantém o Sporting na luta pelo tricampeonato, mesmo que ainda seja cedo para decisões. Isso, no entanto, não impede que o Sporting tudo faça para vencer hoje, a Juventus, em Turim. Não que seja tarefa fácil, mas é bem mais fácil do que era nos anos 90 ou início dos anos 2000.
Espero que Borges possa fazer uma ou outra alteração, colocando por exemplo Ioannidis no ataque em vez de Suarez (mesmo que o colombiano tenha uma "ratice" condizente com o futebol italiano ao passo que Ioannidis é mais lutador e mais físico, o que também pode fazer sentido face a Gatti), mas sempre mantendo a máxima ambição, até porque um apuramento para a fase seguinte não está assim tão longe e é pouco realista pensar em pontuar em jogos contra Bayern e PSG (mesmo que se tenha que entrar em campo com pensamento na vitória).
Julgo que a aposta será em Silva, Vagiannidis, Diomande, Inácio e Maxi na defesa. Depois, um duplo pivot com Hjulmand, associado à Juve no verão depois já ter tido boas prestações no Lecce antes de chegar a Lisboa, e Simões, que fez em Nápoles, um grande jogo. É previsível que atrás de Ioannidis (caso seja ele o escolhido), tenha Quenda, Trincão e Pote. Mais tarde, é natural que Geny e Alisson, espalha-brasas e Suarez, matador, somem minutos, tal como Morita.
Do outro lado, está uma equipa histórica, mas que começou mal a época, acabando por despedir Igor Tudor e contratar Luciano Spalletti, experiente treinador italiano que está agora a começar a impor as suas ideias. A mudança por ser benéfica para o Sporting, no sentido da equipa ainda estar a absorver as ideias do novo treinador, ou negativa, uma vez que há uma resposta automática a uma nova liderança, mesmo que depois não haja continuidade.
Spalletti estreou-se no fim de semana, com um 1-2 na casa da Cremonese. Usou um 3-4-3 com o médio McKennie e o avançado Openda a descaírem para as alas a apoiar Vlahovic, o homem com potencial para ser a estrela da equipa.
Os últimos jogos entre as equipas são favoráveis aos italianos. Em 2023, para a Liga Europa, 1-1 em Alvalade depois de derrota por 1-0 em Itália. O Sporting foi eliminado. Em 2017, para a fase de grupos da Liga dos Campeões. 1-1 em casa e derrota leonina por 2-1, em Itália. Que a inspiração possa vir de 2011, e a da vitória por 2-1, num particular. Em Toronto, bis de Djaló derrotou a Juve, que marcou por Del Piero, uma das suas lendas.
Com apenas 2 pontos em 3 jornadas, a Juve precisa de começar a dar prova de vida na Europa. Que comece apenas na próxima jornada.