Atacar
O Sporting pode ir à Luz resgatar o primeiro lugar na liga. Não é prevísivel que tal aconteça mas, é possível. O Sporting costuma falhar em momentos decisivos, o Benfica tem mais e melhores opções e a equipa visitante não contará com dois titulares, sendo um deles - William - o melhor jogador da equipa.
Jardim terá que resolver a questão da lateral esquerda e a de trinco. Na esquerda, há três opções: Piris, Rojo e Magrão. O paraguaio deve ser o escolhido. Já fez a posição várias vezes. Para Rojo ser a opção teria que entrar Eric para o centro da defesa e o meio-campo ficaria coxo. Magrão terá hipóteses quase nulas. Para o meio, Eric deve mesmo ser a opção. Se Jardim quiser o inglês como central, Adrien pode ser o seis, jogando Vítor ao lado de Martins mas o 6 tem acrescentado muito pouco. Para as alas, é de prever que Capel e Carrillo possam regressar após a fraca prestação de Mané e Wilson na última jornada. Heldon, rotinado na nossa liga, deve estrear-se no decorrer do jogo, sobretudo se tiver a correr mal (o cabo-verdiano está a adaptar-se mas é melhor que Wilson e melhor que este Capel).
Jardim atuará com: Patrício, Cédric, Maurício, Rojo e Piris; Martis, Eric e Adrien; Carrillo, Montero e Capel.
Uma coisa é o que vai acontecer, outra é o que eu gostava de ver. O Sporting tem pouco a perder e, quanto a mim, deveria jogar de forma ofensiva na Luz. Gostaria então de ver Rojo na esquerda (é lá que joga numa das melhores seleções do mundo), deixando Eric e Maurício no centro. O inglês, forte e alto pode ser chave para travar Cardozo, habitual carrasco do Sporting. Sem William, haveria a possibilidade de jogar com Adrien e Martins lado a lado, deixando espaço para quatro unidades atacantes. Obrigaria a grande desgaste físico mas, o Benfica joga a meio da semana e é de prever que vá a jogo com menos poder físico.
Dois alas - Carrillo e Capel e dois avançados - Montero e Slimani. Com o decorrer do jogo sim, regressar ao habitual 4-3-3, colocando mais uma unidade no meio - Vítor, Magrão ou mesmo Fokobo. Um Sporting de ataque poderia surpreender um Benfica que já não deverá ter Garay (Jardel não tem a mesma qualidade) e que já não tem Matic.
Veremos. Sobretudo, que se repita o jogo vivo e cheio de golos da Taça de Portugal, sem casos e com os sportinguistas a serem bem recebidos.