Amorim a caminho do United
O fumo é muito e é pouco provável que não haja fogo. Ruben Amorim vai trocar o Sporting pelo Manchester United e, pelo menos até fim da época, João Pereira será o seu substituto. É um choque que tal aconteça a meio da época.
É claro que Amorim vai ter um ordenado ainda maior e percebe-se o atrativo desportivo de tentar melhorar o desempenho de um gigante adormecido, na melhor liga do mundo mas, a meu ver, esta mudança não aproveita a ninguém. Não creio que este seja o melhor clube para começar a carreira internacional. Não faltará dinheiro para reforçar a equipa, já em janeiro, mas haverá muito mais pressão e muitos menos paciência de estrutura, adeptos e imprensa, mesmo que o desafio pareça relativamente semelhante ao que encontrou quando chegou a Alvalade.
O United também não beneficia. Apesar de bem mais simpático e agradável, qual é a diferença de Amorim para Ten Hag? Ambos deixam ligas periféricas para se mudar para Inglaterra. E o holandês levava consigo uma excelente campanha na Liga dos Campeões. Nesta fase, acredito que só um nome grande e consensual como Ancelotti, Klopp, Tuchel ou Zidane pudesse ter hipóteses de sucesso.
Já o Sporting, líder do campeonato e bem lançado na Liga dos Campeões, fica sem o seu líder, poucas semanas depois de se saber que em breve, ficaria sem Diretor Desportivo. João Pereira nada fez para justificar a escolha. É uma fezada de Varandas e destas, apenas Amorim funcionou. Todos esperamos que volte a ter razão, mas é pouco provável. O resto de 2024-2025, que prometia ser uma época gloriosa, parece ser de reajuste de expetativas.