Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

06 de Janeiro, 2026

A Taça da Liga

Uma pequena história

Francisco Chaveiro Reis

A Taça da Liga nasceu em 2007 e teve uma primeira final surpreendente. No estádio do Algarve, houve 0-0 entre Vitória Futebol Clube, de Setúbal, e Sporting. Nas grandes penalidades, venceu o Vitória, ficando na história da prova. O Sporting também perderia a segunda final, também nas grandes penalidades. Desta vez, venceu o Benfica, numa final com arbitragem muito polémica.

O Benfica seria dominador nas três épocas seguintes. Venceu mais uma Taça no Algarve e duas em Coimbra. FCP, Paços de Ferreira e Gil Vicente foram os finalistas derrotados. Em 2013, ainda em Coimbra, o Sporting de Braga estreou-se a vencer, derrotando o FCP por 1-0.

Uma vez em Leiria e duas em Coimbra, o Benfica venceu três Taças de seguida e seguiu às 7 conquistas. Na época seguinte, o Braga regressou à final, mas perdeu, no Algarve, ante do Moreirense.

Em 2018, 10 anos depois da primeira final, o Sporting venceu a sua primeira Taça da Liga, reencontrando o Vitória. Depois de 1-1, a equipa de Jorge Jesus (já vencera 5 vezes pelo Benfica) venceu nas grandes penalidades. No ano seguinte, já com Marcel Keizer no banco, novo 1-1, com novo golo de Bas Dost. Nas grandes penalidades, vitória ante do FCP.

Seguiu-se uma vitória do Sporting de Braga, de Ruben Amorim, ante do FCP, em Braga. Amorim estaria nas duas vitórias seguintes, do Sporting. Em Leiria, 1-0 ao Braga, em 2021 e 2-1 ao Benfica, em 2022. Na quarta final consecutiva de Amorim, derrota por 0-2 e a primeira Taça da Liga do FC Porto, na sua quinta final.

O Braga bateu o Estoril em 2023 e há cerca de um ano, o Benfica venceu o Sporting nas grandes penalidades.

O Benfica domina, claro, a história da prova, com oito troféus, tendo estado em 9 finais. O Sporting soma 4 vitórias em 8 finais. O Braga é a terceira melhor equipa, com 3 Taças e mais 2 finais. FC Porto, Vitória FC e Moreirense têm um trofeu cada um. Nota para o Marítimo, que esteve em duas finais.

Jorge Jesus, com 6 trofeus, é a grande figura da Taça da Liga. Ruben Amorim tem 3 Taças e mais ninguém chega sequer às 2.

Em termos de jogadores, Jardel, antigo central de Estoril, Olhanense e Estoril, é o jogador que mais jogos disputou na prova: 43. Seguem-se Tarantini (Rio Ave) e Esgaio (Braga e Sporting), com 41 e 30 jogos.

No que toca a golos, Paulinho (Braga e Sporting), com 21, é o melhor marcador de sempre. Tozé Marreco e Liedson fecham o pódio, com 12 e 11 golos.

Luisão, antigo capitão do Benfica, levantou a Taça por 7 vezes. Segue-se Pizzi (Benfica) com 6 títulos e mais 4 ex-benfiquistas com 5 trofeus: Almeida, Salvio e Grimaldo.