Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

A sorte do Sporting na Champions

Agosto 25, 2017

Se o sorteio sorriu ao Benfica e Porto, com claras hipóteses de seguir em frente, a fava saiu ao Sporting. Começando no pote 4, a má sorte já era esperada. Se no ano passado defrontou o Real Madrid e o Borussia de Dortmund, este ano, a sorte ainda foi pior: Barcelona e Juventus. Para além do Olympiacos. Olhemos para os adversários deste ano. 

10d9ab3fc261fcde0c42467ddda94709.jpg

O Barcelona é uma das grandes potências mundiais e é sempre candidato à vitória final, quanto mais não seja por contar com Messi. Com a saída de Neymar, a ausência (para já) de um substituto e o novo comando técnico de Ernesto Valverde, o Barcelona está numa fase de transição mas com Dembelé e Coutinho a caminho, para fazer companhia a Messi, Suarez, Iniesta ou Rakitic, os blaugrana serão a equipa favorita a terminar o grupo em primeiro lugar. O Barcelona deste ano deve jogar com: ter Stegen, Sergi Roberto, Mascherano, Umititi e Alba; Rakitic, Busquets e Coutinho, Dembele, Messi e Suarez. O Barcelona regressa a Alvalade depois de ter feito parte do grupo do Sporting em 2008/2009. Na altura, o Sporting perdeu duas vezes. 1-3 em Barcelona e 2-5 em casa. 

119682683.jpg

A Juventus, seis vezes campeão italiana nos últimos seis anos, anda em busca da glória na Champions League, que lhe escapa desde 1996. No ano passado foi à final, mas não sobreviveu ao Real Madrid. Sem perdas de maior (a não ser Bonucci e Daniel Alves), a Jventus continua uma equipa fortissima e ainda acrescentou Douglas Costa, Bernadeschi, Bentacur ou Matuidi ao plantel. Na mira está ainda um defesa (fala-se em Jerome Boateng, Garay e Cahill), um médio (Emre Can) e um ala (Keita Baldé). A Juventus pode jogar em 4-2-3-1 ou em 3-4-3. Certo é que tem Mandzukic, Higuain e Dybala sempre apontados à baliza e é um perigo para qualquer defesa. Se tudo correr normalmente, será a segunda do grupo. O onze tipo será: Buffon, De Sciglio, Benatia, Chiellini e Alex Sandro; Khedira e Pjanic; Douglas Costa, Dybala e Mandzukic; Higuaín.

790.jpg

Resta o Olympiacos. Crónico campeão grego pretende, todos os anos, alguma glória europeia, sem sucesso. Revela-se uma presa relativamente fácil para os oponentes europeus e creio que ficará em último no grupo. Ainda assim, tem boas individualidades e um público infernal em casa, o que pode dificultar a vida ao Sporting. A luta pela presença na Liga Europa será portugueses e gregos. Não que não acredite no meu clube mas há que ser realista. Por exemplo, no ano passado o Sporting deu boa conta de si mas pagou cara a falta de experiência europeia dos seus jogadores e percebeu que não se pode dar um milimetro a jogadores de equipas deste calibre. O Olympiacos, que conta com os portugueses André Martins e Diogo Figueiras, para além de jogadores que passarm por Portugal como Sebá ou Pardo, tem como onze base: Kapino, Figueiras, Romao, Vukovic e Milic; Ofoe, Fortounis e Marin; Carcela, Sebá e Emenike. 

Porto Monaco-----116 (11).jpg

Os outros dois representantes portugueses, estando no ponte 1 (Benfica) e 2 (FC Porto), terão a missão mais faciltada (em teoria). O Benfica tem no Manchester United de Mourinho, Lukaku, Pogba e dos seus antigos jogadores Matic e Lindeloff, o principal perigo. Os ingleses são favoritos ao primeiro lugar do grupo. O segundo está ao alcance do Benfica. Basileia (de Van Wolkswinkel) e o CSKA serão adservários ultrapassáveis. Já o Porto de Sérgio Conceição joga num grupo muito equilibrado. Não há nenhum gigante europeu mas o Mónaco (regresso de Falcao e Moutinho ao Dragão) de Jardim mete respeito e o Leipzig, vice-campeão alemão e que conta com Bruma e com jogadores de grande qualidade são equipas de respeito. O Besiktas de Quaresma também tem argumentos para fazer a vida dificil ao FC Porto mas, acredito no apuramento em primeiro lugar. 

 

 

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub