Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

Visão do Peão

A Liga Europa

Francisco Chaveiro Reis
30
Ago19

i.png

O Sporting está no Grupo D da Liga Europa onde defrontará o PSV, eliminado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e ainda Rosenborg e LASK Linz, eliminados no play-off de acesso à mesma competição. Na teoria, um Sporting em forma tem tudo para passar o grupo em primeiro.

Os vice-campeões holandeses, que contam com o antigo sportinguista Bruma e com antigo benfiquista, Mitroglou, são o adversário de maior peso no grupo. Treinado por Mark van Bommel, conta com vários internacionais holandeses – Zoet, Dumfries, Rosario, Afellay ou Bergwijn e ainda com jogadores interessantes como Gaston Pereiro ou Erick Gutierrez. Já o Rosenborg, histórico norueguês, que nos anos 90 parecia ter presença cativa na Liga dos Campões, já não é uma equipa que meta medo, mesmo tendo nas suas fileiras o bad boy dinamarquês Bendtner (um par de vezes apontado ao Sporting). Será, a par dos austríacos do LASK Linz, as duas equipas mais fracas do grupo, em teoria. O LASK, treinado pelo antigo internacional francês Ismael (Crystal Palace, Bayern de Munique e Estrasburgo, entre outros…), bateu-se até à última (contra Club Brugge) no apuramento para a Champions e apesar de não ter cartel, pode ser uma surpresa. Não há nomes reconhecíveis no plantel, mas…

 

FC Porto

Com larga experiência de Champions League, o FCP é, claro, favorito a ficar à frente de Glasgow Rangers, Young Boys e Feyennord. Os Rangers, orientado pelo mito do Liverpool, Steven Gerrard, não parecem ter arcaboiço para a Liga Europa, mesmo tendo jogadores interessantes como o avançado Morelos ou o extremo Ojo. Defoe, veterano inglês, é a estrela de uma companhia já sem portugueses. Candeias mudou-se para a Turquia. O Young Boys deverá ser um osso mais duro de roer. Os suíços, liderados pelo antigo avançado do PSG, Hoarau, contam com o ex-Benfica, Sulejmani e com Janko, dos quadros do FCP. Tal como o Sporting, será da Holanda que viram os problemas maiores para o FCP. O histórico Feyennord conta com homens da qualidade de Fer, Toornstra, Narsingh, Berghuis ou Jorgensen para seguir em frente.

 

 

 

 

Braga

Missão bem mais difícil têm as equipas minhotas. O Braga livrou-se com classe de Spartak e Brondby e tem agora que se livrar, no grupo K, de Besiktas, Wolves e Slovan. O Wolves, de Nuno, conta com uma armada portuguesa – Jota, Neto, Neves, Moutinho, Vinagre, Roderick e Patrício – para atacar os adversários e o primeiro lugar. O Besiktas completa o trio de equipas que podem seguir em frente. Já sem Quaresma, mas com Rebocho, os turcos contam com o ex-vimaranense Boyd e com craques como Yilmaz, Lens, Ljajic ou Vida. Os eslovacos são candidatos ao último lugar. Rabiu Ibrahim, antiga futura estrela nigeriana, que passou pelo Sporting é a figura.

 

Guimarães

Missão ainda mais dura tem o Vitória que tem pela frente Arsenal, Frankfurt e Liége. O Arsenal, gigante holandês dispensa apresentações e o seu ataque – Pepe, Lacazette e Aubameyang – promete fazer miséria tal como Dost, Rebic ou Paciência deverão dar muitas dores de cabeça, defendendo a camisola do Frankfurt. O Standard de Orlando Sá deve disputar com o Vitória, o terceiro lugar do grupo.