Ibra & Friends
Portugal recebe a Suécia, dia 15 de novembro, na Luz. Será a primeira mão do play-off de acesso ao Mundiall 2014. Já há um derrotado confirmado: o futebol. É que, ou Ronaldo ou Ibrahimovic, dois dos três melhores jogadores do mundo, vão falhar o evento. No caso de Ibra, já com 32 anos, o Brasil poderia ser o seu único Mundial.
Do ponto de vista português, calhou a fava. Penso que esta Suécia será ainda mais difícil do que a França. A Suécia é experiente, bem organizada, unida e, claro, tem um génio que, a qualquer altura, pode fazer um golo do outro mundo como fez este fim-de-semana. Mas há mais. Isaksson (companheiro de Castro no Kasimpasa) é um guarda-redes de grande classe. Na defesa, Lustig (Celtic), Nilsson (Nuremberga), Antonsson (Bolonha) e Martin Olsson (Norwich) são jogadores limitados mas que, juntos, são garantia de segurança. No meio, R. Elm (CSKA Moscovo) faz dupla com o vetereno Svensson (Elfsborg, com passagem de quatro anos pela Premier League) ou com Wernbloom, também do CSKA. São uma dupla de pivots, praticamente instransponível. Mais à frente, disfarçados de alas mas, a descair para o meio estão Larsson (Sunderland) e Kacaniklic (Fulham). Na frente, Elmander (Norwich) é o parceiro de Ibra.
Granqvist (Krasnodar); Kallstrom (Spartak); Toivonen PSV); Sana (Ajax) ou Hysen (IFK) são outros trunfos.
A Suécia ficou em segundo lugar num grupo dominado pela Alemanha, tendo feito 10 jogos, vencendo 6 deles. Os confrontos com a Alemanha foram lendários, tendo ficado 4-4 em casa e 3-5 na Alemanha. Ibra marcou 6 vezes e Elmander, 3.
Adivinha-se um play-off duríssimo.