Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Visão do Peão

O derby

30.08.13, Francisco Chaveiro Reis

 

Joga-se amanhã o Sporting-Benfica. O primeiro ponto positivo prende-se com o público. Os bilhetes estão a vender-se a bom ritmo e acredito que estejam mais de 45 mil em Alavalade.

 

É legítimo que o Sporting sonhe com a vitória, pese embora o maior orçamento e melhor rendimento dos rivais no ano passado. O Sporting tem jogado seguro, com qualidade e leva nove golos e seis pontos em dois jogos. O Sporting, de facto, começou muito melhor a liga do que o Benfica. É, no entanto, uma equipa ainda em construção e com pontos fracos. Veremos como Cédric e Jefferson, limitados a defender, lidam com Salvio e Gaitán. Veremos como Maurício se porta num jogo  "a sério", tal como Wilson ou Montero. Acredito que estarão à altura mas, devemos manter os pés bem assentes no chão.

 

O Benfica pode chegar a Alvalade motivado pela vitória conseguida nos descontos. Não é uma Liga Europa ou Taça de Portugal mas terá ajudado a superar os traumas do ano passado. Mesmo sem uma referência ofensiva que faça esquercer Cardozo, Markovic tem mostrado classe e deve ser vigiado de perto. E já sabe que Gaitán, Salvio, Lima ou Rodrigo, inspirados são grandes jogadores.

 

O jogo realiza-se com o mercado ainda aberto. Ou seja, até sábado, uma das equipas pode perder um dos seus jogadores. O facto do mercado só fechar na segunda seguinte pode, também, levar a que alguns se esforcem mais no derradeiro esforço para sairem para o estrangeiro.

 

De fora Bruma e Cardozo, que em condições normais, seriam figuras do derby. Ambos estão a contas com complicações burocráticas e comportamentais e, a serem reintregrados, só o serão na semana seguinte.

 

Aposto nestes onzes. Sporting - Patrício, Cédric, Maurício, Rojo e Jefferson, Adrien, William e Martins, Carrillo, Montero e Wilson. Benfica - Artur, Maxi, Luisão, Garay e Cortez, Matic e Perez, Salvio, Markovic e Gaitán, Lima.

 

Espero um bom jogo, aberto e com vários golos. E espero, claro, uma vitória em tons de verde.