Sub-20
Começa hoje o Mundial de sub-20. Com uma boa equipa, estrelada por Bruma, são naturais as ambições de fazer boa figura. É um bom mote para pensar a seleção que, há dois anos foi à final da competição, perdendo para, os três golos de Óscar.
Na baliza morava Mika. O bom Mundial do então jogador do Leiria levou-o ao Benfica. Este ano defendeu as redes da equipa B. Tiago Maia e Luís Ribeiro também atuaram na segunda divisão, por Santa Clara e Sporting B.
Reis e Roderick, centrais que brilharam, tiveram épocas de pouco sucesso. Reis, ligado ao Sporting, até deve fazer a pré-epoca por falta de opções, esteve emprestado ao Olhanense onde alternou entre o banco e a adaptação a lateral. Já Roderick, esteve no Deportivo que o devolvu logo em janeiro. Deve voltar a ser emprestado. Já Tiago Ferreira, mais maduro, regressa este ano ao Mundial, e continua no FCP, passando dos júniores para a equipa B. Nas alas, Mário Rui tem andado por equipas italianas de segunda, emprestado pelo Parma. Cédric esteve, com sucesso, na Académica e este ano, sem sucesso, no Sporting. Será dos mais cotados do grupo de mundialistas. Ou fica em Alvalade ou vai para a liga alemã. Por fim, Martins, que o Benfica dispensou e está no Gil Vicente.
No meio-campo, Pelé era um poço de força que deve regressar neste defeso ao Belenenses. O Milan contratou-o mas o português nunca teve hipóteses. Danilo, jogador do Parma, tem andado emprestado à espera de se fixar. Jà Júlio Alves jogou no Sporting B por empréstimo do Besiktas. Antes, jogara no Rio Ave e chamou a atenção do Atlético de Madrid. Também Saná tarda em brilhar. Na Académica pouco fez. Alex, rápido e com muita qualidade, não passou ainda do Santa Clara. Sérgio Oliveira deve rumar ao Paços após experiência no Beira-Mar e Ricardo Dias, joga, pouco, em Aveiro.
No ataque, Nélson Oliveira, foi a estrela. É chamado aos trabalhos da seleeção A mas, foi emprestado ao Corunha onde era suplente. O Benfica, com vários avançados no plantel não deve contar com ele, de novo. Baldé, a par de Cédric, será o jogador de maior sucesso. Fez época de qualidade no Guimarães e assinou pelo Celtic. Serginho está no Beira-Mar; Caetano no Paços e Rafa no Moreirense. Nenhum dos jogadores vice-campeões do mundo, explodiu verdadeiramete. Muitos, devido à falta de aposta de clubes portugueses.
Olhando para o Brasil, campeão dessa mesma edição, temos Óscar, estrela do Chelsea e seleção A; Coutinho, do Liverpool; Danilo do FCP; Fernando do Shaktar ou Juan, do Inter.